Trabalhadores e administração da Parmalat continuam sem chegar a acordo

| País
Porto Canal / Agências

Redação, 08 mai (Lusa) -- A reunião de hoje entre os trabalhadores e a administração da fábrica Parmalat em Águas de Moura terminou novamente sem acordo, que depende agora da disponibilidade da empresa para prolongar até 2015 as negociações sobre o reforço das escalas de pessoal.

Em declarações à agência Lusa, o dirigente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras (SITE/Sul) Eduardo Florindo disse que a empresa mantém a proposta de atualização salarial de 1%, acrescida de um "prémio extraordinário" de 0,5% relativo a 14 meses (a ser pago no final do ano), que os trabalhadores já decidiram aceitar apesar de estar muito aquém dos pretendidos 4%.

"Mas, em contrapartida, continua a insistir na criação das escalas de reforço", que os trabalhadores rejeitam, disse.

Segundo o sindicalista, os funcionários do centro de produção de Águas de Moura, na Marateca (Setúbal) -- onde atualmente trabalham cerca de 120 pessoas -- discordam da proposta de reforço nas escalas do pessoal por considerarem que", "na prática, é flexibilidade, que já fazem, mas que não aceitam que passe a escrito".

Contudo, afirmou, "a empresa ficou de reavaliar a situação" até segunda-feira, estando em cima da mesa a hipótese de se assinar um acordo que deixe em aberto até 2015 as negociações relativamente às escalas de reforço.

"Continuamos disponíveis para assinar o acordo", afirmou Eduardo Florindo, alertando que, na falta deste, "a tendência é que o conflito aumente".

Segundo adiantou à Lusa, "se até lá a empresa não mudar de posição", estão já marcados dois plenários para a noite do dia 15 e para a manhã do dia 16, para que os trabalhadores "discutam novas formas de luta".

Até ao momento, os trabalhadores têm recorrido à greve ao trabalho suplementar e em dia feriado para reivindicar melhores condições salariais.

PD // ATR

Lusa/fim

+ notícias: País

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.

Segunda-feira é dia de Eurodreams. Eis a chave vencedora

Já é conhecida a chave do EuroDreams desta segunda-feira.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".