Covid-19: S. João da Pesqueira testa toda a população

| Política
Porto Canal com Lusa

São João da Pesqueira, Viseu, 21 jan 2021 (Lusa) - A Câmara de S. João da Pesqueira anunciou hoje que, atendendo ao aumento do número de casos de covid-19, vai testar gratuitamente todos os habitantes e os trabalhadores de empresas do concelho.

Na opinião do presidente da Câmara, Manuel Cordeiro, este é "um momento de agir, de salvaguardar e proteger a vida" dos cidadãos e de "preservar a integridade social e económica" do território.

"Travar a disseminação da covid-19 é imperativo e uma responsabilidade de todos. Por isso, o nosso executivo vai intervir. Mais eficaz do que culpabilizar, é resolver. Temos que agir", defendeu.

De segunda-feira ao dia 29, estarão equipas a realizar testes antigénio com zaragatoa na sede e nas freguesias do concelho, em articulação com as Juntas de Freguesia.

O objetivo é "detetar as cadeias de contágio ativas, para se conseguir isolar os potenciais focos nas diferentes localidades".

O plano de testagem, com as datas e locais para a sua realização, será em breve comunicado à população.

Neste concelho do Norte do distrito de Viseu foram identificados e reportados pela Direção-geral da Saúde 284 casos desde o início da pandemia.

São João da Pesqueira tem mais de 7.000 habitantes e, neste momento, regista uma taxa de incidência de contágio superior a 750 casos por 100 mil habitantes, encontrando-se no grupo de concelhos de Risco Extremamente Elevado.

 

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.