Instituto Superior de Engenharia de Coimbra cria observatório de 'startups'

| País
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 19 jan 2021 (Lusa) -- O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC), em parceria com a editora Diário de Bordo, vão criar o primeiro observatório de 'startups' portuguesas para analisar o seu desempenho, com o objetivo de propor-lhes inovações ou parcerias que potenciem o seu sucesso, foi hoje anunciado.

A editora Diário de Bordo, especializada em tecnologia e segurança, convidou a ISEC para criar um observatório, que visa identificar os fatores de sucesso e insucesso das 'startups' em Portugal e propor-lhes soluções inovadoras, bem como prestar-lhes apoio na criação de parcerias com empresas nacionais e internacionais.

"Identificaremos os fatores de sucesso e insucesso de cada uma das 'startups' e, com o conhecimento que temos do tecido empresarial, iremos propor-lhes parcerias com as empresas nacionais e internacionais mais adequadas", refere o presidente do ISEC, Mário Velindro.

O responsável acredita que a parceria "irá criar oportunidades de emprego para estudantes do ISEC" e que será uma possibilidade "integrarem projetos das 'startups' ligadas à engenharia".

"Temos tido acesso a alguns projetos muito promissores de 'startups' especializadas em engenharia aeronáutica e segurança. É o caso de um plano para a criação de pórticos inteligentes nas entradas dos aeroportos", explica.

O apoio vai ser dado aos projetos com mais potencial, "que serão selecionados entre as 'startups' de cariz mais tecnológico e inovador".

O acordo abrange um conjunto de iniciativas, para estimular o debate em torno de questões ligadas à segurança nas atividades económicas.

Os seminários e as conferências serão realizados no ISEC, em Coimbra.

LYFR // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Debate sobre ex-SCUT foi "festival de hipocrisia", denuncia Frente Cívica

A associação Frente Cívica denunciou esta sexta-feira o “festival de hipocrisia” no debate parlamentar sobre a eliminação de portagens nas ex-SCUT, considerando ter ofuscado a questão de fundo, mais premente, das rendas ruinosas pagas aos concessionários privados.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.