Novas medidas para função pública são negociadas no verão - Federação sindical

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 07 mai (Lusa) - A Federação dos Sindicatos da Administração Pública (FESAP) questionou hoje o Secretário de Estado da Administração Pública sobre as medidas que serão aplicadas aos funcionários públicos em 2015, mas as propostas para negociar ficaram prometidas para o início do verão.

Os cortes de salários e de pensões, a tabela remuneratória única, a contratação coletiva (ACEEP), os concursos e o descongelamento de progressões e promoções de carreiras foram algumas das matérias que a estrutura sindical da UGT abordou no encontro com Leite Martins, que durou cerca de duas horas e meia.

"A FESAP manifestou todas as suas preocupações relativamente aos cortes antigos e aos futuros cortes. Mas esta reunião não foi um exercício fácil pois não temos propostas nas mãos", disse o secretário-geral da FESAP, Nobre dos Santos, aos jornalistas no final do encontro.

A federação sindical pediu esta reunião depois de terem sido anunciadas as novas medidas que vão afetar os trabalhadores da administração pública, que estão previstas no Documento de Estratégia Orçamental para os próximos quatro anos.

Segundo Nobre dos Santos, o Secretário de Estado manifestou abertura para iniciar um processo negocial com os sindicatos do setor no início do verão.

A negociação das várias medidas terá como base o princípio de que estas serão aplicadas de forma gradual, referiu o sindicalista.

O Documento de Estratégia Orçamental (DEO), divulgado há uma semana, prevê o aumento dos descontos para a Caixa Geral de Aposentações e Segurança Social de 11% para 11,2%, a substituição da Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) pela Contribuição de Sustentabilidade, a aplicação da tabela remuneratória única e a redução e revisão dos suplementos remuneratórios.

RRA// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: País

PSP quer formar 1.100 polícias até 2025 para fronteiras aéreas

A PSP espera formar até 2025 cerca de 1.100 polícias para a segurança aeroportuária e controlo de fronteira, revela aquela polícia, avançando que metade dos 324 inspetores do ex-SEF ainda nos aeroportos vão passar para a PJ em outubro.

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".