Submarinos: Francisca Almeida e António Prôa são "vice" e coordenador da comissão

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 07 mai (Lusa) - O PSD indicou hoje os nomes de Francisca Almeida e de António Prôa, respetivamente para vice-presidente e deputado coordenador da Comissão Parlamentar de Inquérito aos Programas Relativos à Aquisição de Submarinos e de Viaturas Blindadas PANDUR.

Os também sociais-democratas Paulo Mota Pinto, Elsa Cordeiro, Paulo Rios, Nuno Serra e Paulo Simões Ribeiro, como efetivos, e Mónica Ferro e Nuno Matias, como suplentes, foram empossados pelas 12:00 por parte da Presidente da Assembleia da República, tal como os restantes elementos de outros grupos parlamentares.

Pelo PS, Filipe Neto Brandão e José Magalhães vão desempenhar funções semelhantes, contando ainda com Odete João, Nuno Sá e Agostinho Santa, enquanto Isabel Oneto e António Cardoso serão suplentes.

O CDS-PP apresentou Filipe Lobo d'Ávila como coordenador e Cecília Meireles (suplente) para lá de Telmo Correia, presidente da comissão de inquérito.

O deputado comunista Jorge Machado vai ser o coordenador pela parte do PCP, acompanhado por João Ramos, ao passo que António Filipe ficou na posição de suplente.

João Semedo, um dos coordenadores da Mesa Nacional do Bloco de Esquerda, foi o elemento escolhido pelos bloquistas, com Mariana Mortágua como suplente.

A criação desta comissão foi aprovada em 21 de março, com o voto favorável de todas as bancadas e a abstenção da deputada do PS Isabel Moreira.

O âmbito do inquérito, inicialmente apresentado pelo PS, era a compra de submarinos e PANDUR, durante o Governo de coligação liderado por Durão Barroso e no qual Paulo Portas era ministro da Defesa.

O texto sofreu depois modificações por proposta da maioria PSD/CDS-PP para abranger todos os contratos desde há cerca de 15 anos: P3 Orion, helicópteros EH101, Torpedos, C295, aviões F-16, submarinos e viaturas blindadas PANDUR.

HPG // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.

Passado colonial português. Chega vai apresentar na AR voto de condenação a Marcelo

O Chega vai apresentar na próxima semana, na Assembleia da República, um voto formal de condenação ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e às declarações que proferiu sobre a reparação devida pelo passado colonial português, anunciou o partido.

Ministro da Agricultura acusa anterior Governo de desperdiçar PRR e alerta contra “radicalismo verde”

O ministro da Agricultura acusou este domingo o anterior Governo de ter “desperdiçado a oportunidade” de usar a totalidade dos fundos do PRR à disposição de Portugal, e alertou para o que chamou de “radicalismo verde” contra os agricultores.