Covid-19: Madeira com recolher obrigatório entre as 18:00 e as 05:00 este fim de semana

| País
Porto Canal com Lusa

Funchal, Madeira, 09 jan 2021 (Lusa) -- A Região Autónoma da Madeira está sujeita hoje e no domingo ao recolher obrigatório entre as 18:00 e as 05:00 como medida de combate à covid-19, com encerramento de comércio e restaurantes às 17:00.

As medidas, que se aplicam também no próximo fim de semana, foram anunciadas pelo Governo madeirense na quinta-feira e têm como objetivo tentar conter a disseminação da covid-19 no arquipélago.

Neste e no próximo fim de semana, está interdita a circulação na via pública entre as 18:00 e as 05:00 do dia seguinte.

Além disso, todo o comércio, incluindo grandes superfícies e supermercados, assim como restaurantes, bares e similares, têm ordem de encerramento a partir das 17:00 e podem abrir a partir das 08:00 do dia seguinte.

Também os 'take-aways' e as entregas ao domicílio são proibidas a partir das 18:00.

A exceção são as farmácias, clínicas e consultórios e postos de abastecimento de combustível "só para abastecimento de veículos".

O Governo de coligação PSD/CDS-PP justificou estas medidas pelo facto de a Madeira ter tido um "aumento substancial de casos de covd-19 na última semana, atingindo uma média diária de cerca de 100 casos".

Em comunicado, a Diocese do Funchal também fez saber que "não poderão ser celebradas missas depois das 17:00" nestes dois fins de semana e que os lugares de culto vão estar encerrados durante o período de confinamento.

Na passada segunda-feira, entraram em vigor no arquipélago novas medidas de contenção da covid-19, que incluem a proibição de circular durante a noite em todo o território, entre as 23:00 e as 05:00, salvo exceções, como deslocações profissionais ou por motivos de saúde.

O Governo madeirense reforçou também os ajuntamentos e outros eventos a cinco pessoas, nomeadamente na via pública, em espaços de natureza comercial e de restauração, exceto se pertencerem ao mesmo agregado familiar.

Os bares e restaurantes passaram a encerrar às 22:30 durante a semana, incluindo a atividade de 'take-away', de restauração nas grandes superfícies e ainda em estabelecimentos hoteleiros.

O mesmo horário de fecho aplica-se aos estabelecimentos de jogos de fortuna ou azar, casinos, bingo ou similares.

Estas medidas são para aplicar pelo menos até ao dia 15, depois de o Governo regional e a Comissão Especializada Permanente de Política Geral e Juventude do parlamento madeirense terem dado parecer positivo ao diploma presidencial que renova o estado de emergência até essa data.

De acordo com os dados divulgados na sexta-feira pela Direção Regional de Saúde, a Madeira registou 91 casos de covid-19, elevando o total de infeções ativas para 1.082.

Aquele arquipélago soma assim um total de 2.470 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.370 casos recuperados e 18 óbitos.

RCS (EC/DC) // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.