Covid-19: Vendas Novas quer ensino à distância para todos os alunos do concelho

| País
Porto Canal com Lusa

Vendas Novas, Évora, 05 jan 2021 (Lusa) -- A Câmara de Vendas Novas defendeu hoje o ensino à distância para todos os alunos do concelho e vai pedir autorização ao Governo para implementar a medida, de forma a "evitar o surgimento de surtos em contexto escolar".

Em comunicado enviado à agência Lusa, o município, no distrito de Évora, indicou que este pedido de autorização foi aprovado pela Comissão Municipal de Proteção Civil, durante uma reunião extraordinária realizada através de videoconferência.

Segundo a autarquia, vai ser enviada uma recomendação ao Ministério da Educação para que seja autorizado o regime de ensino à distância para o pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos do agrupamento de escolas nas próximas semanas.

Antes desta decisão, no domingo, o Agrupamento de Escolas de Vendas Novas já tinha informado que, para os alunos do 3.º ciclo, o segundo período arrancava em regime de ensino à distância e que se mantinha "previsivelmente durante a primeira semana de aulas".

No comunicado hoje enviado à Lusa, o município realçou que "a comissão acredita" que o regime de ensino à distância para todos os alunos "será a melhor opção para proteger a comunidade educativa e evitar o surgimento de surtos em contexto escolar", apesar de reconhecer que a medida "não será fácil para os encarregados de educação".

A Câmara de Vendas Novas comprometeu-se a garantir "os meios técnicos aos alunos do 1.º ciclo" e apoio ao "agrupamento de escolas no ensino presencial para os filhos de profissionais de saúde, socorro e segurança, que não possam ter o acompanhamento dos seus encarregados de educação em casa".

Além desta decisão, foram também aprovadas medidas de mitigação da pandemia, que vão estar em vigor até final de janeiro, como o cancelamento de todas as iniciativas municipais e o encerramento ao público de serviços e todos os equipamentos municipais, com exceção dos serviços de tesouraria, que terá limitações.

O atendimento ao público passará a ser feito com recurso a correio eletrónico e telefone ou, em casos excecionais, por marcação, a manutenção do regime de teletrabalho no município para todos os casos em que se possa aplicar e o desfasamento de horários de entrada e saída dos assistentes operacionais no Estaleiro Municipal foram outras das medidas aprovadas.

De acordo com o mais recente relatório da situação epidemiológica do concelho de Vendas Novas, com dados de segunda-feira, este território alentejano tem 179 casos ativos do vírus da covid-19.

Portugal contabiliza pelo menos 7.286 mortos associados à covid-19 em 436.579 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O estado de emergência decretado em 09 de novembro para combater a pandemia foi renovado até 07 de janeiro, com recolher obrigatório entre as 23:00 e as 05:00 nos concelhos do território do continente com risco de contágio mais elevado.

SM // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.