Detetados 16 casos da nova variante de Covid-19 em Portugal Continental

Detetados 16 casos da nova variante de Covid-19 em Portugal Continental
| País
Porto Canal com Lusa

Dezasseis casos da nova variante do SARS-CoV-2 (covid-19), recentemente detetada no Reino Unido, foram já identificados em Portugal Continental, indicou hoje o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.

Estes casos juntam-se a 18 outros na Região Autónoma da Madeira, segundo informações avançadas em 28 de dezembro pelo presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque.

A nova variante, mais contagiosa, foi sinalizada no âmbito da atualização do "Estudo da diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 (covid-19) em Portugal", desenvolvido e coordenado pelo Instituto Ricardo Jorge, em colaboração com o Instituto Gulbenkian de Ciência.

O trabalho já permitiu analisar 2.290 sequências do genoma do novo coronavírus, obtidas de amostras colhidas em mais de 65 laboratórios, hospitais e instituições de 199 concelhos.

Nesta nova atualização, foram inseridas mais 22 sequências com o objetivo de pesquisar a presença da estirpe recentemente identificada no Reino Unido, indica o Instituto Ricardo Jorge, em comunicado.

"Entre as novas sequências agora analisadas, provenientes de 13 amostras colhidas no aeroporto de Lisboa e nove amostras colhidas noutros locais, o Instituto destaca a deteção de 16 sequências da nova variante", sublinha o texto.

A nova variante foi detetada pela primeira vez em dezembro no Reino Unido, um dos países europeus mais atingidos pela covid-19, com 75.024 mortes.

Esta estirpe já é responsável por 62% das novas infeções só na capital britânica, em Londres.

A rápida propagação do coronavírus, atribuída à nova variante, levou hoje o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, a avisar hoje que poderão ser decretadas restrições mais rigorosas.

Em Portugal somaram-se hoje mais 73 mortes por covid-19 e 3.384 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

O boletim epidemiológico da DGS indica ainda que estão internadas 3.044 pessoas, mais 186 do que no sábado, das quais 500 nos cuidados intensivos (+8).

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 7.118 mortes e 427.254 casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2, estando hoje ativos 77.601, mais 926 do que no sábado.

+ notícias: País

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Mais de 428 mil utentes pediram baixa de curta duração

Cerca de 1.180 utentes recorreram, em média, por dia ao SNS24 para pedir uma baixa de curta duração por doença, totalizando mais de 428 mil pedidos num ano, segundo dados oficiais avançados esta segunda-feira à agência Lusa.

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.