Viana do Castelo é o único distrito a Norte com aumento de novos casos de Covid-19

Viana do Castelo é o único distrito a Norte com aumento de novos casos de Covid-19
| Norte
Porto Canal com Lusa

O distrito de Viana do Castelo foi o único a Norte que, entre a segunda e terceira semana do mês, registou um aumento de novos casos de infeção por SARS-CoV-2, segundo o relatório da Administração Regional de Saúde.

O relatório da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N), a que a Lusa teve hoje acesso, reporta a evolução da situação epidemiológica entre a segunda e terceira semana de dezembro.

Dos seis distritos abrangidos pela ARS-N, Viana do Castelo foi o único com um aumento de novos casos de infeção, sendo que a subida foi de 43%.

Entre os dez concelhos que compõe o distrito, quatro mais do que duplicaram o número de novos casos: Ponte da Barca (mais 160% de novas infeções), Caminha (137%), Arcos de Valdevez (136%) e Vila Nova de Cerveira (100%).

Neste distrito, apenas Ponte de Lima e Valença contrariaram a tendência de crescimento de novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2, que provoca a covid-19.

No distrito de Aveiro [onde a ARS-N abrange sete concelhos], o decréscimo foi de 4%, tendo passado de 1.040 novas infeções na segunda semana de dezembro para 1.002 na terceira.

O distrito de Braga registou um decréscimo de 1% de novos casos de infeção (passando de 3.413 para 3.369), bem como o distrito de Vila Real, que passou de 953 novas infeções na segunda semana de dezembro para 939 na terceira.

O decréscimo registado no distrito do Porto fixou-se nos 5%, com o número de novas infeções a passar de 5.527 para 5.275 entre as duas semanas.

Já o distrito de Bragança foi o que registou a maior diminuição de novos casos do novo coronavírus, com a mesma a fixar-se nos 15% (passando de 354 para 300 novos casos).

Segundo o relatório da ARS-N, o concelho de Vimioso é o que apresenta a maior taxa de incidência a Norte, com 3.181 novos casos por 100 mil habitantes a cada 14 dias.

A Vimioso sucedem os municípios de Tabuaço, Armamar, Chaves, Vila Pouca de Aguiar, Esposende, Trofa, Bragança, Póvoa de Lanhoso, Alfandega da Fé e Montalegre.

Nestes dez concelhos, a taxa de incidência é superior a 1.000 novos casos por 100 mil habitantes a cada 14 dias, sendo que a média da região Norte se fixa agora nos 677.

Portugal contabiliza pelo menos 6.191 mortos associados à covid-19 em 376.220 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O estado de emergência decretado em 09 de novembro para combater a pandemia foi renovado até 07 de janeiro, com recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado.

O Governo decidiu manter as medidas previstas para o Natal, mas agravou as do período do Ano Novo, com recolher obrigatório a partir das 23:00 de 31 de dezembro, e a partir das 13:00 nos dias 01, 02 e 03 de janeiro.

+ notícias: Norte

70 alunos vítimas de intoxicação alimentar após jantar de curso em Braga

Cerca de 70 alunos do curso de Direito da Universidade do Minho passaram por uma intoxicação alimentar após um jantar de curso que decorreu num restaurante em Braga. Os estudantes foram levados para os hospitais de Braga e de Famalicão devido a sintomas de intoxicação alimentar, como vómitos, diarreia, desmaios e arrepios.

Trabalhadores da Efacec iniciam greve intercalada de duas horas por turno em Matosinhos

Os trabalhadores da Efacec iniciam esta segunda-feira uma greve de duas horas por turno, que se repetirá na quarta e na sexta-feira, pela defesa dos empregos e da importância estratégica da empresa. A paralisação abrange também todo o trabalho extraordinário durante o mês de maio

Central de Operações de Socorro de Gondomar já recebeu mais de 36 mil chamadas

A Central Única de Gondomar, que ajuda a reduzir o tempo de espera por socorro, recebeu 36.178 chamadas. Inaugurada há um ano, segundo o Jornal de Notícias (JN), “em comparação ao primeiro trimestre de 2023 (sem CMOS) com o de 2024 (com CMOS), houve um aumento do número de ocorrências na ordem dos 22,2%, passando das 3532 para as 4315”.