Covid-19: Câmara de Vidigueira fecha equipamentos devido a aumento de infeções

| País
Porto Canal com Lusa

Vidigueira, Beja, 21 dez 2020 (Lusa) - A Câmara de Vidigueira, no Alentejo, fechou equipamentos municipais e suspendeu o atendimento público presencial, devido ao "aumento substancial" de casos de infeção pelo vírus que provoca a doença covid-19 no concelho.

Em comunicado, a autarquia, do distrito de Beja, explica que adotou aquelas medidas "tendo em conta a evolução dos níveis de propagação da doença e a necessidade de garantir condições de segurança e saúde adequadas à prevenção de riscos de contágio" no concelho.

O município refere que Vidigueira registou um "aumento substancial" de casos na última semana, mas "mantém-se na situação de risco moderado" na atualização da lista dos concelhos de risco anunciada na quinta-feira pelo Governo, porque a avaliação foi feita tendo "em conta um intervalo de datas que não contemplou ainda a atual realidade do concelho e que terá efeitos apenas na próxima avaliação".

Segundo o município, estão fechados ao público os polidesportivos, o estádio, o pavilhão e o museu municipais e os centros Social e Multifacetado de Novas Tecnologias, na vila de Vidigueira, e o Centro Interpretativo do Vinho da Talha e o sítio arqueológico de S. Cucufate, em Vila de Frades.

Com o atendimento público presencial suspenso, o município está a privilegiar os contactos por telefone ou via digital.

A Câmara de Vidigueira refere que está "em permanente contacto e estreita colaboração" com as autoridades de saúde pública para "avaliação da situação" e para que possam ser alteradas as medidas adotadas ou tomadas outras complementares.

O município recomenda à população para permanecer em casa e evitar ajuntamentos e circular na via pública "sempre que possível" e reforça a importância do cumprimento das recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS).

A autarquia lembra que mantém a funcionar o projeto "Estamos cá por si!" para garantir um contacto de proximidade e a assistência à população mais vulnerável e de risco, nomeadamente idosos, doentes crónicos ou infetados com o vírus da covid-19 e pessoas em isolamento profilático sem suporte familiar.

O projeto visa satisfazer as necessidades básicas dos destinatários para que não tenham de sair de casa e os interessados devem ligar para o número de telemóvel 964369497 ou contactar o município ou as juntas de freguesia do concelho.

A Câmara de Vidigueira também mantém a funcionar a linha de apoio psicológico à população, prestado por uma psicóloga do Serviço de Ação Social da autarquia, através do número de telemóvel 969228809.

A mais recente atualização da situação epidemiológica no concelho de Vidigueira, publicada no domingo no sítio de Internet do município, regista 110 pessoas infetadas pelo vírus da covid-19 desde o início da pandemia, das quais 91 estão com infeções ativas, 18 já recuperaram e uma morreu.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.685.785 mortos resultantes de mais de 76,2 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo o mais recente balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 6.134 pessoas dos 374.121 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da DGS.

LL // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.