Covid-19: Utentes devem contactar SNS se não forem chamados para vacina - Marta Temido

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 18 dez 2020 (Lusa) -- Os utentes que integrem os grupos prioritários para a primeira fase de vacinação contra a covid-19 e não forem chamados devem contactar o Serviço Nacional de Saúde (SNS), esclareceu hoje a ministra da Saúde.

A informação foi dada por Marta Temido numa audição conjunta da comissão parlamentar de Saúde com a Comissão Eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia da doença covid-19 e do processo de recuperação económica e social, na qual deixou a garantia de que o ministério da Saúde está a reforçar os meios de contacto do SNS.

"O sistema vai contactar as pessoas que, pela condição de idade e comorbilidades, sejam elegíveis para a vacinação. Sabemos que não vamos conseguir alcançar todos. Quem não for contactado, poderá contactar o SNS, essa é sempre uma possibilidade", adiantou a ministra que, confrontada pela deputada Ana Rita Bessa, do CDS, admitiu também já ter tido "dificuldades" no contacto com o centro de saúde.

"Como utente, tive essa experiência, mas estamos a melhorar. Estamos a investir na melhoria das centrais telefónicas e dos centros de contacto", reiterou.

Marta Temido, que falou por videoconferência, rebateu as críticas do deputado do Bloco de Esquerda Moisés Ferreira sobre a alegada ausência de reforço de meios humanos no SNS, considerando essa acusação "uma ficção" e avançando com o exemplo dos enfermeiros, que terão aumentado de cerca de 45,8 mil em novembro de 2019 para aproximadamente 48 mil um ano depois.

"Temos tentado trazer mais profissionais de saúde e transformar os acordos provisórios em definitivos", sentenciou.

Em Portugal, morreram 5.977 pessoas dos 366.952 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

JYGO // JMR

Lusa/Fim

+ notícias: País

Calor está de regresso e com temperaturas recorde para este ano

As temperaturas máximas vão subir a partir de terça-feira, prevendo-se máximas que podem ultrapassar os 30 graus em alguns locais de Portugal continental, disse à agência Lusa o meteorologista Pedro Sousa.

GNR e PSP aplicaram 90 contraordenações após fiscalizarem 43 bares noturnos

A GNR e a PSP fiscalizaram no fim de semana 43 estabelecimentos de diversão noturna que resultou na aplicação de 90 autos de contraordenação, refere um comunicado conjunto das duas forças de segurança.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.