Pedro Nuno Santos indica que ligação Porto-Vigo deverá passar pelo aeroporto Francisco Sá Carneiro

| Norte
Porto Canal com Lusa

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, considerou hoje no parlamento "muito importante" a ligação ferroviária Porto-Vigo, adiantando estar a trabalhar com o Governo espanhol, e que é intenção que ela passe pelo aeroporto Francisco Sá Carneiro.

Em audição regimental na Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, Pedro Nuno Santos disse que a ligação Porto-Vigo, incluída no Programa Nacional de Investimentos (PNI) 2030, "é muito importante" para a região Norte e para a Galiza, que "têm uma grande relação".

"Temos um tempo de viagem entre Porto e Vigo que é incompreensível", afirmou, referindo que "hoje é de mais de duas horas" e que a intenção é que "um dia seja possível fazer em 55 minutos".

Sobre a ligação, Pedro Nuno Santos manifestou que a intenção é que ligação "passe pelo aeroporto Francisco Sá Carneiro, o que vai aumentar a capacidade de atração do aeroporto" e que a cidade de Braga seja incluída para "dar massa crítica".

Pedro Nuno Santos reconheceu que "há trabalho para fazer do lado espanhol", referido que tem havido trabalho com o governo espanhol e com o 'alcaide' (autarca) de Vigo.

A próxima reunião com o Governo espanhol está marcada para janeiro, adiantou.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Detido em Viana tinha mais de 500 doses de droga

Um homem de 21 anos foi detido no dia 25 de abril pela GNR no seguimento de uma ação de fiscalização rodoviária em Viana do Castelo. Após busca do domiciliária à residência do suspeito, foram apreendidas mais de 600 doses de estupefacientes – MDMA, haxixe e cocaína.

Jovem detido em Barcelos por tráfico de estupefacientes em discoteca

Um homem de 20 anos foi detido no dia 25 de abril pela Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Barcelos, por tráfico de estupefacientes dentro de um estabelecimento de diversão noturna em Barcelos, anunciou este domingo a guarda.