Número de casais reprodutores de águia-imperial-ibérica mais que duplicou desde 2013

| País
Porto Canal com Lusa

Redação, 09 dez 2020 (Lusa) - O número de casais reprodutores de águia-imperial-ibérica em Portugal aumentou de 11 em 2013 para 24 este ano, segundo a Liga para a Proteção da Natureza que coordenou um projeto de conservação desta espécie nos últimos sete anos.

De acordo com o balanço da Liga para a Proteção da Natureza (LPN), desde que o projeto LIFE Imperial foi criado em 2013, a águia-imperial-ibérica, uma espécie em perigo de extinção, viu o seu número mais que duplicar em Portugal.

"A espécie desapareceu do país no final do século XX, mas o projeto LIFE Imperial deu-lhe uma nova esperança após um investimento superior a 2 milhões de euros", escreve a associação em comunicado.

Para a LPN, o investimento de quase 2,5 milhões de euros no âmbito do programa LIFE da União Europeia, um programa de financiamento para o ambiente e ação climática, teve um impacto "muito significativo" na conservação da espécie e da natureza no geral.  

"As ações permitiram não só aumentar a população da espécie e o conhecimento sobre a sua ecologia, sobretudo no Alentejo e na Beira Baixa, mas também aplicar medidas de gestão do território que aumentaram a sua sustentabilidade e promoveram um maior equilíbrio", lê-se no comunicado.

O projeto LIFE Imperial é concluído este ano, mas a associação ambientalista sublinha a necessidade de continuar este trabalho e de implementar um plano de ação específico para a próxima década, que, segundo a LPN, já elaborado e que aguarda a sua aprovação final pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

"A conservação da natureza leva o seu tempo e requer um investimento condigno face aos desafios que enfrenta. Investimento esse que pode levar o seu tempo a dar frutos, mas que no entretanto se vê refletido na tão necessária proteção de espécies ameaçadas de extinção e na consequente valorização socioeconómica dos territórios menos favorecidos onde habitam", refere a LPN no comunicado.

No balanço dos últimos sete anos, são também apontadas as repercussões sociais e económicas positivas nos 14 concelhos abrangidos, através do apoio direto a 58 postos de trabalho, do investimento em serviços prestados por mais de 100 empresas da região e do envolvimento de centenas de pessoas em ações de sensibilização.

A LPN refere ainda o desenvolvimento de ações inovadoras, como a criação das sete primeiras equipas cinotécnicas da GNR para a deteção de venenos, a aplicação de novas técnicas na minimização da eletrocussão em parceria com a EDP-Distribuição e o desenvolvimento de um novo tipo de emissor GPS para aplicação em aves de rapina.

 

MYCA // JMR

Lusa/Fim

+ notícias: País

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Mais de 428 mil utentes pediram baixa de curta duração

Cerca de 1.180 utentes recorreram, em média, por dia ao SNS24 para pedir uma baixa de curta duração por doença, totalizando mais de 428 mil pedidos num ano, segundo dados oficiais avançados esta segunda-feira à agência Lusa.

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.