Covid-19: Mortes de surto em lar do concelho de Mora aumentam para cinco

| País
Porto Canal com Lusa

Mora, Évora, 02 dez 2020 (Lusa) - O número de mortes associadas à covid-19 do surto num lar do concelho de Mora, no distrito de Évora, subiu para cinco, mais quatro do que no anterior balanço, disse hoje o presidente da câmara municipal.

Em declarações à agência Lusa, o autarca de Mora, Luís Simão, indicou que a mais recente morte do surto de covid-19 no lar do Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Purificação, em Cabeção, ocorreu na terça-feira em Évora.

As cinco vítimas mortais deste surto são utentes do lar "na casa dos 70 e dos 80 anos", indicou, referindo que os óbitos ocorreram na residência universitária de Évora onde estão instalados os idosos infetados e no hospital da cidade.

Segundo o presidente do município, a primeira morte deste surto, ocorrida no dia 25 de novembro na residência universitária, foi a de uma utente "na casa dos 80 anos".

Luís Simão adiantou que na residência de Évora continuam 18 utentes do lar com covid-19 e que uma das duas funcionárias infetadas já recuperou da doença provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2.

Já o elemento da direção do lar também infetado que esteve internado na unidade de cuidados intensivos do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) encontra-se ainda na unidade hospitalar, mas em enfermaria, acrescentou.

O primeiro caso na instituição foi o de uma utente que foi transportada no dia 05 de novembro para o HESE, onde teve um teste positivo.

O lar do Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Purificação, em Cabeção, tem 40 utentes e 23 funcionários.

Portugal contabiliza pelo menos 4.577 mortos associados à covid-19 em 300.462 casos confirmados de infeção, segundo o mais recente boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

SYM // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Terminal de Leixões e Casa da Música no tamanho do Portugal dos Pequenitos

O Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, vai ser ampliado com a construção de novas réplicas de edifícios emblemáticos da arquitetura contemporânea portuguesa. Entre eles o Terminal de Cruzeiros de Leixões e a Casa da Música. O projeto, apresentado esta terça-feira pela Fundação Bissaya Barreto (FBB), inclui a criação de miniaturas de algumas das obras mais icónicas da arquitetura moderna, com o objetivo de aproximar o público infantil ao universo da arquitetura de forma educativa e lúdica.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.