Óbito/Eduardo Lourenço: CNC lembra "o grande pensador do Portugal contemporâneo"

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 01 dez 2020 (Lusa) -- O Centro Nacional de Cultura (CNC) recorda o ensaísta Eduardo Lourenço, que morreu hoje, aos 97 anos, como "o grande pensador do Portugal contemporâneo", que deixa "um legado de exigência, de sentido crítico e de liberdade".

Num comunicado enviado hoje à agência, Lusa assinada pelo presidente do Grande Conselho do CNC e membro da organização desta entidade, Guilherme d'Oliveira Martins, denomina o ensaísta como "o grande pensador do Portugal contemporâneo", para quem "importa assumir um patriotismo prospetivo, orientado criticamente para o futuro".

"A educação, a cultura e a ciência são apostas fundamentais que não podemos perder. Foi um humanista universalista, que nos deixa um legado de exigência, de sentido crítico e de liberdade. Portugal não poderia ficar-se na lembrança das grandezas passadas, mas sim nos desafios futuros", refere.

Aquela entidade destaca ainda que Eduardo Lourenço, "europeísta crítico, considerava ser essencial um empenhamento crítico e exigente numa Europa de liberdade, igualdade e fraternidade".

Eduardo Lourenço Faria nasceu em 23 de maio de 1923, em S. Pedro do Rio Seco, no concelho de Almeida, no distrito da Guarda.

Professor, filósofo, escritor, crítico literário, ensaísta, interventor cívico, conselheiro de Estado, várias vezes galardoado e distinguido, Eduardo Lourenço foi um dos pensadores mais proeminentes da cultura portuguesa.

Licenciado em Ciências Histórico-Filosóficas, na Universidade de Coimbra, em 1946, aí inicia o seu percurso, como assistente e como autor, com a publicação de "Heterodoxia" (1949).

Autor de mais de 40 títulos, possuiu desde sempre "um olhar inquietante sobre a realidade", como destacaram os seus pares.

"Labirinto da Saudade", "Os Militares e o Poder", "Fernando, Rei da Nossa Baviera", "Tempo e Poesia" estão entre algumas das suas principais obras.

JRS // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.