Covid-19: Santa Casa da Misericórdia de Chaves regista primeira morte

Covid-19: Santa Casa da Misericórdia de Chaves regista primeira morte
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Santa Casa da Misericórdia de Chaves, que tem mais de 150 casos de infeção por SARS-CoV-2 entre funcionários e utentes, registou hoje a primeira morte de uma utente, adiantou à Lusa o provedor.

Segundo Jorge Pinto de Almeida, trata-se de uma mulher de 77 anos com outras patologias associadas.

A utente estava no Lar de Vidago, distrito de Vila Real, um dos cinco equipamentos da Misericórdia que tem, atualmente, 48 utentes e 15 funcionários infetados.

Lamentando esta morte, o provedor manifestou o seu pesar à família enlutada.

Na sexta-feira, o provedor revelou que três dos cinco lares da Santa Casa da Misericórdia registam 157 casos confirmados, 111 utentes e 46 funcionários.

As outras duas instituições, de Casa dos Montes e Vilarelho, estão ainda a ser testadas.

No mesmo dia, a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte revelou à Lusa que cinco lares de idosos do concelho de Chaves registam 191 casos de covid-19 em utentes e 74 casos em funcionários, todos "clinicamente estáveis e sem necessidade de internamento".

No total, existem 191 casos em 242 utentes e 74 casos em 172 funcionários, adiantou em resposta por escrito.

"Neste momento, todos os casos se encontram clinicamente estáveis, sem necessidade de internamento", acrescentou.

A mesma fonte explicou ainda que apenas num dos lares está a ser "avaliada a necessidade de intervenção da equipa rápida da Cruz Vermelha Portuguesa", e que nos restantes está a ser garantida a gestão da situação.

"A situação está a ser acompanhada pelas autoridades locais de saúde, em articulação com as regionais, e a implementar as medidas necessárias", destacou ainda a ARS Norte.

Portugal contabiliza pelo menos 4.363 mortos associados à covid-19 em 290.706 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O país está em estado de emergência desde 09 de novembro e até 08 de dezembro, período durante o qual há recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado.

Durante a semana, o recolher obrigatório tem de ser respeitado entre as 23:00 e as 05:00, enquanto nos fins de semana e feriados a circulação está limitada entre as 13:00 de sábado e as 05:00 de domingo, e entre as 13:00 de domingo e as 05:00 de segunda-feira.

 

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.