Alunos do Politécnico de Leiria limpam muros vandalizados na semana académica

| País
Porto Canal / Agências

Leiria, 02 mai (Lusa) - As três associações de estudantes do Instituto Politécnico de Leiria (IP Leiria) aliaram a festa da semana académica, que decorre até 03 de maio, a ações cívicas e vão pintar muros vandalizados na cidade.

Respondendo ao desafio da Câmara Municipal de Leiria, os estudantes aceitaram limpar os muros vandalizados da cidade. Hoje, dois grupos vão pintar as paredes da Praça José Hermano Saraiva e do Jardim Santo Agostinho. Na segunda-feira, os estudantes já tinham pintado as paredes do muro da Sé de Leiria.

"Há uma interiorização da parte dos estudantes, que entende que a população não os aceita. Nesse sentido, desafiámos os estudantes a realizarem um conjunto de ações cívicas. Criámos uma semana paralela à semana académica, a que chamámos de semana do estudante", explicou a vereadora da Educação, Anabela Graça à agência Lusa.

A autarca adiantou que algumas pessoas associam os estudantes ao cortejo e ao excesso de bebidas alcoólicas. "Esta é uma forma de mostrar que os estudantes não são só isso e são uma mais-valia para a cidade, por tudo o que dão."

Além da ação "Pintar Leiria", os estudantes vão entregar bens alimentares a dez idosos sinalizados pelo município pelo seu isolamento. "Será como um apadrinhamento destes 12 alunos, pois a intenção é que se crie uma relação de cooperação entre os jovens e os idosos ao longo de todo o ano", explicou Anabela Graça.

A vereadora revelou ainda que os estudantes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) angariaram bens de primeira necessidade, que vão entregar a famílias carenciadas, sinalizadas pelo município.

As atividades junto da comunidade acontecem ao longo do ano, mas passam, na maioria das vezes, despercebidas. "Fazemos muitas coisas, mas as pessoas não sabem. Só veem os estudantes como aqueles que fazem barulho. Queremos mudar essa imagem. Já que nesta semana temos os olhos postos em nós, vamos aproveitar o momento para mudar esse paradigma", salientou o presidente da associação de estudantes da Escola Superior de Saúde, Micail Barbosa.

Já o presidente dos estudantes da ESTG, Rui Constantino, garantiu: "Nós somos assim. Leiria tem de reconhecer a importância que temos para a cidade, até em termos económicos. Portanto, não vamos provar nada. A Câmara de Leiria pediu a nossa colaboração e disponibilizámo-nos de imediato".

"Não queremos que a cidade repare em nós, mas que possamos reparar a cidade e contamos com o envolvimento de todos os estudantes", reforçou o presidente da associação de estudantes da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Diogo Martins. Para este jovem, pintar quatro paredes, que "foram alvo de frases de um estudante de Erasmus", é uma forma de "contribuir para dar uma melhor imagem da cidade".

Rastreios de saúde na cidade e sensibilização para o sexo seguro junto dos alunos das escolas secundárias estão entre outras atividades previstas pelos estudantes.

"Estas iniciativas, de extrema importância, vão melhorar a imagem dos jovens do ensino superior politécnico de Leiria e permitir canalizar a força daqueles que são o futuro para ações cívicas. Não há razão para o divórcio entre estudantes e população", rematou Anabela Graça.

EYC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Montenegro quer português como língua oficial da ONU até 2030

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, quer que os países parceiros na CPLP alinhem posições para que o português seja reconhecido como língua oficial das Nações Unidas até 2030, considerando que "seria um justo reconhecimento".

Sindicato dos Profissionais de Polícia repudia comunicado do MAI sobre remunerações

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP/PSP) reiterou que não aceitará qualquer tentativa de induzir os cidadãos em erro, nem de discriminação dos polícias, numa reação ao comunicado emitido no sábado pelo Ministério da Administração Interna (MAI).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".