Mais 125 casos positivos de Covid-19 em dois lares da Santa Casa da Misericórdia de Chaves

Mais 125 casos positivos de Covid-19 em dois lares da Santa Casa da Misericórdia de Chaves
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Santa Casa da Misericórdia de Chaves regista mais 125 casos de infeção por SARS-CoV-2 entre funcionários e utentes de dois lares, que se somam aos 32 já detetados noutro equipamento da instituição, adiantou hoje à Lusa o provedor.

Os novos 125 casos de infeção pelo novo coronavírus foram detetados depois dos rastreios às Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) de Vilar de Nantes e Vidago, ambas no concelho de Chaves, distrito de Vila Real, explicou o provedor, Jorge Pinto de Almeida.

No equipamento de Vilar de Nantes estão infetados 45 utentes e 17 funcionários, enquanto em Vidago se registam 48 utentes positivos e 15 funcionários.

Ambos os lares têm 65 utentes.

Jorge Pinto de Almeida sublinhou que, naqueles dois equipamentos, os utentes estão assintomáticos e mantêm-se nas instalações.

"Conseguimos, dentro do próprio lar, isolar os negativos e tratar os positivos", apontou.

No entanto, já foi solicitado pela Santa Casa da Misericórdia de Chaves um reforço de enfermeiros e auxiliares junto da Câmara Municipal e Segurança Social.

"Para já, estamos a conseguir, mas as pessoas não são de ferro e não aguentam muitos dias a trabalhar", lembrou.

Também junto da proteção civil foi pedido apoio para a desinfeção de um dos equipamentos, enquanto o outro irá ser desinfetado por uma empresa com a qual a Santa Casa já colabora, adiantou.

Estes 125 novos casos juntam-se aos 32 já detetados no Lar da Nossa Senhora da Misericórdia em Chaves, referentes a 18 utentes e 14 funcionários.

As outras duas ERPI da Santa Casa da Misericórdia de Chaves, de Casa dos Montes e Vilarelho, serão testadas nos próximos dias.

"Estamos a tentar fazer ainda hoje num deles e o outro amanhã. As pessoas estão assintomáticas, mas é um facto que estamos a detetar positivos", realçou.

Na quinta-feira o presidente da Câmara de Chaves, Nuno Vaz, alertou em conferência de imprensa para a situação "muito preocupante" da pandemia de covid-19 no concelho e exigiu a testagem a todos os lares de idosos.

O autarca exigiu a testagem a utentes e funcionários durante uma reunião extraordinária da proteção civil municipal, confirmando a existência de casos de covid-19 em várias instituições, algumas com "uma taxa elevada de casos confirmados".

Nuno Vaz lembrou a existência de uma "população envelhecida" e de quase mil idosos em lares e 500 trabalhadores neste setor.

No concelho de Chaves existem 11 lares privados e seis da rede social.

Segundo o boletim epidemiológico da Unidade de Saúde Pública do Alto Tâmega e Barroso de quinta-feira, registavam-se no concelho de Chaves 526 casos positivos de covid-19 e uma 'taxa de ataque' de 1413,2 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.433.378 mortos resultantes de mais de 60,9 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 4.209 pessoas dos 280.394 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

+ notícias: Norte

Metro Mondego já custou pelo menos 327 milhões em 30 anos de história

O Metro Mondego, projeto que conta com 30 anos de avanços e recuos, custou, até ao momento, pelo menos 327 milhões de euros, entre estudos, gastos administrativos e empreitadas, de acordo com documentos consultados pela agência Lusa.

Colisão em Barcelos faz dois feridos graves

Um acidente entre duas viaturas na freguesia de Mariz, em Barcelos, fez dois feridos graves confirmou fonte do Comando Sub-Regional Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área do Cávado ao Porto Canal.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.