Morreu o crítico de arte Rui Mário Gonçalves

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 02 mai (Lusa) -- O professor e crítico de arte Rui Mário Gonçalves morreu hoje em Lisboa, aos 79 anos, depois de uma indisposição que o levou ao hospital, disse à agência Lusa fonte familiar.

Contactada pela Lusa, a Sociedade Nacional de Belas Artes lamentou a perda, considerando tratar-se do desaparecimento de "um dos papas da crítica de arte em Portugal".

O corpo ficará em câmara ardente a partir das 15:00, na Basílica da Estrela, e o funeral realizar-se-á no sábado pelas 14:00 para o Cemitério de Benfica, disse à Lusa o diretor de serviços da Sociedade de Belas Artes, António Silva.

Ambas as fontes afirmaram que a causa da morte, pelas 05:00, terá sido ataque cardíaco, na sequência de uma indisposição que o levou ao hospital.

"Esteve ontem a trabalhar, sentiu-se mal, foi ao hospital e detetaram-lhe um aneurisma, mas já em estado muito avançado", referiu o responsável da Sociedade, para quem Rui Mário Gonçalves "fez muito pelas Belas Artes" em Portugal.

Nascido em 1934, em Penafiel, comissariou várias exposições e ocupou cargos dirigentes na Sociedade Portuguesa de Belas Artes, tendo presidido à secção Portuguesa da Associação Internacional de Críticos de Arte, enquanto produziu várias edições sobre arte e deu aulas na Faculdade de Letras.

AH //GC.

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.