Covid-19: 'Lay-off' e programa Máscaras Acessíveis vencem Prémio Políticas Públicas

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 20 nov 2020 (Lusa) -- O 'lay-off', do Instituto de Segurança Social, e o programa "Máscaras Acessíveis", da Câmara Municipal de Cascais, venceram o Prémio Políticas Públicas do IPPS-ISCTE, que este ano foi sobre a resposta à pandemia covid-19, anunciou hoje a organização.

Registando 75 candidaturas a concurso, das quais 41 de autarquias e 34 de serviços de administração central, a iniciativa do Instituto para as Políticas Públicas e Sociais (IPPS) do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa culminou hoje com a apresentação dos dois projetos vencedores, numa cerimónia 'online', que contou com a participação da ministra da Saúde, Marta Temido, e da reitora do ISCTE, Maria de Lurdes Rodrigues.

Com o objetivo de distinguir as melhores práticas de administração pública central e local em Portugal, esta 2.ª edição do Prémio Políticas Públicas foi dedicada à resposta no âmbito da pandemia covid-19, contribuindo para "tornar mais visível este esforço significativo que tem vindo a ser feito pelo aparelho do Estado", disse à Lusa o presidente do IPPS-ISCTE, Ricardo Paes Mamede.

"Muitas vezes olhámos para os serviços do Estado como entidades muito rígidas, que têm pouca capacidade de adaptação a novos tempos, e a verdade é que teria sido impossível responder à pandemia como se respondeu se essa flexibilidade não tivesse existido", defendeu Ricardo Paes Mamede, destacando o esforço adicional por parte dos funcionários da administração pública, num contexto de "alteração substancial" do dia a dia das instituições.

Na categoria de administração pública central, o prémio foi atribuído ao projeto "Medida excecional e temporária de proteção dos postos de trabalho, no âmbito da pandemia covid-19", desenvolvido pelo Instituto de Segurança Social e pelo Instituto de Informática, em foi implementado o 'lay-off' para atribuição de apoios aos trabalhadores e empresas afetados pela pandemia, com a preocupação de "dar resposta ao problema económico e social do risco de desemprego".

Para o presidente do IPPS-ISCTE, o impacto social do 'lay-off' é "muito significativo" porque abrangeu "mais de 100 mil empresas, perto de 900 mil trabalhadores", assegurando parte dos salários dos trabalhadores, em que se destacou o "esforço singular" das entidades envolvidas que passaram de 154 casos em 2019 para 300 mil processos durante os primeiros meses da pandemia covid-19.

"Só é possível fazer isto com uma capacidade de resposta muito grande em termos organizativos e também em termos tecnológicos. Todo o processo foi feito 'online', todo o processo foi em larga medida automatizado, o que permitiu não apenas às empresas rapidamente submeterem os seus pedidos, mas também aos serviços rapidamente responderem a esses pedidos", adiantou Ricardo Paes Mamede.

Entre os finalistas na categoria de administração central estavam ainda a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, a Direção-Geral de Educação e os SPMS -- Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, que foram nomeados através de dois projetos diferentes.

Na categoria de administração pública local, o vencedor da 2.ª edição do Prémio Políticas Públicas é o programa "Máscaras Acessíveis", da Câmara Municipal de Cascais, no distrito de Lisboa, em que a autarquia decidiu adquirir equipamento industrial para fabricar máscaras de proteção para os munícipes e entidades do concelho.

Além de "custos significativamente mais baixos do que aqueles que são os preços de mercado das máscaras", a Câmara Municipal de Cascais conseguiu "contribuir para alguma criação de emprego a nível local", apontou o presidente do IPPS-ISCTE.

Nos finalistas na categoria de administração local estavam ainda os municípios de Loures, Matosinhos e Porto e os Serviços Municipalizados de Transportes Coletivos do Barreiro, informou a organização.

Na 1.ª edição do Prémio Políticas Públicas do IPPS-ISCTE, os dois vencedores foram a Câmara Municipal do Fundão, na categoria de administração local, com o projeto "Ubbu -- code literacy", o qual permite que os alunos do ensino básico do concelho aprendam competências de programação digital, e a Direção de Energia e Geologia, na categoria da administração central, com o projeto "Tarifa Social de Energia -- Procedimento Automático", que possibilita um desconto automático nas tarifas de eletricidade e gás natural.

SSM // MCL

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.