Covid-19: Madeira com mais 15 casos eleva para 212 situações ativas

| País
Porto Canal com Lusa

Funchal, Madeira, 11 nov 2020 (Lusa) - A Madeira registou hoje 15 novos casos de covid-19 - cinco importados e 10 de transmissão local - e sete recuperações, indicou o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE), adiantando que o total de infeções ativas é de 212.

"Hoje há 15 novos casos positivos a reportar, pelo que a região passa a contabilizar 569 casos confirmados de covid-19 no território regional, tratando-se de cinco casos importados (três provenientes do Reino Unido, um da Alemanha e um da Suíça) e 10 casos de transmissão local, todos associados a casos positivos recentemente identificados, que já estavam a ser acompanhados pelas autoridades de saúde", refere o IASAÚDE no seu boletim diário.

Entre os casos de transmissão local, o IASÁUDE salienta a existência de um segundo caso positivo num estabelecimento de ensino no concelho de Santa Cruz, tendo a autoridade de saúde determinado o encerramento temporário dessa escola para investigação epidemiológica, havendo mais sete casos recuperados a reportar.

Segundo o Instituto, "são 212 os casos ativos, dos quais 142 são casos importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e 70 são casos de transmissão local".

Relativamente à residência dos casos ativos, 122 são não-residentes e 90 são residentes na região, acrescentou.

O IASAÚDE referiu ainda que a região passa a contabilizar 355 casos recuperados de covid-19, havendo agora o registo de dois óbitos associados à doença na região.

Foram contabilizadas na Região Autónoma da Madeira 2.029 notificações de casos suspeitos de covid-19, dos quais 1.460 não se confirmaram, lê-se no boletim.

Relativamente ao isolamento dos casos ativos, 71 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, 138 em alojamento próprio e três pessoas encontram-se internadas na Unidade Polivalente dedicada à covid-19.

No total, há 89 novas situações que se encontram hoje em estudo pelas autoridades de saúde, dois provenientes da operação de rastreio do aeroporto e 87 relacionadas com contactos com casos positivos ou situações reportadas à linha SRS24.

No que diz respeito à vigilância ativa de contactos de casos positivos, 616 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da região.

Quanto à vigilância de viajantes, 104.965 pessoas estão também a ser acompanhadas pelas autoridades, com recurso à aplicação MadeiraSafe.

Relativamente aos testes para despiste de covid-19 realizados na região, o IASAÚDE assinala que, no contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da Madeira e do Porto Santo, há a reportar um total cumulativo de 104.965 colheitas para teste à covid-19 realizadas até às 17.30 de hoje.

Sobre a situação epidemiológica nas escolas, a Secretaria Regional de Educação (SRE) revelou hoje que 13 estabelecimentos de ensino na região ativaram planos de contingência, entre os quais o infantário "O Principezinho", na freguesia do Caniço, no concelho de Santa Cruz, que acabou por ser encerrado com o aparecimento hoje de um segundo caso de infeção entre as suas 150 crianças.

"Informa-se que, na sequência de teste positivo para covid-19 de uma das crianças do estabelecimento escolar, foi ativado nesta data o plano de contingência, ficando o mesmo encerrado até novas indicações das autoridades de saúde", diz um comunicado da SRE.

No domingo, um aluno testou positivo, mas já não frequentava o infantário desde o dia 05 de novembro. Mesmo assim, levou ao confinamento de 24 crianças, uma educadora, dois professores e dois funcionários auxiliares.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.275.113 mortos em mais de 51,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 3.103 pessoas dos 192.172 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

EC // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.