Utentes insatisfeitos com funcionamento de tribunais do Campus de Justiça de Lisboa

Utentes insatisfeitos com funcionamento de tribunais do Campus de Justiça de Lisboa
| País
Porto Canal

Um inquérito realizado a 1.123 utentes, de 30 de setembro a 31 de outubro de 2013, revelou a insatisfação no funcionamento geral dos tribunais instalados no Campus da Justiça de Lisboa.

Numa escala de um (muito insatisfeito) a dez (muito satisfeito), a média de insatisfação dos inquiridos no funcionamento geral dos tribunais localizados no Parque das Nações foi de 4,9.

Na celeridade da resolução de litígios, o Barómetro da Qualidade dos Tribunais, resultante de protocolo estabelecido entre a Direção-Geral da Política de Justiça e o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, determinou um valor médio de 3,6.

Nos custos de acesso à Justiça, excluindo os honorários de advogados, os inquiridos também manifestaram insatisfação (3,8), assim como os aspetos gerais dos tribunais (4,6).

O único registo de satisfação dos utentes foi registado na questão relativa à confiança no sistema judicial, com a média a fixar-se em 5,0.

O inquérito, que será hoje apresentado no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, apurou ainda médias positivas no acesso à informação sobre tribunais (7,7) e na dimensão das respetivas instalações (7,2).

A média correspondente ao fácil acesso aos tribunais no Campus da Justiça de Lisboa foi de 8,1, o mesmo valor referente à sinalização no interior das instalações.

Nas condições de espera nos tribunais, o valor médio fixou-se em 6,0, enquanto registou-se valor próximo de participantes muito satisfeitos (7,0) nas respostas à pergunta sobre o equipamento nas instalações.

No relatório, a que a agência Lusa teve acesso, intitulado Estudo Piloto sobre a Satisfação dos Utentes da Justiça, salienta-se que se deve "considerar que as respostas às questões formuladas aos utentes do Campus espelhem as suas perceções não só relativamente aos tribunais, em geral, mas também relativamente ao sistema judicial como um todo".

Por isso, o estudo "permitirá melhorar o conhecimento sobre a forma como os cidadãos percecionam o sistema judicial e que, em última análise, permitirá melhorar o desempenho futuro do mesmo".

Desde 2009, funcionam no Parque das Nações os tribunais de Instrução Criminal de Lisboa, de Pequena Instância Criminal de Lisboa, Administrativo de Círculo de Lisboa, do Comércio de Lisboa, Tributário de Lisboa, Marítimo de Lisboa, os Juízos de Execução e os Juízos de Família e Menores de Lisboa.

+ notícias: País

PJ desmantela uma das principais redes de tráfico de droga do norte do país

A Polícia Judiciária (PJ) desmantelou uma das principais redes de tráfico de droga do norte do país e deteve sete suspeitos, incluindo os seus líderes, durante a operação de combate ao narcotráfico realizada hoje na cidade do Porto.

Portugal vai estar final da Eurovisão com "Grito" de Iolanda

A representante de Portugal no 68.º Festival Eurovisão da Canção, Iolanda com a canção “Grito”, garantiu esta terça-feira a passagem à final do concurso, marcada para sábado em Malmö, na Suécia.

Ministra justifica exoneração de diretor nacional da PSP com “reestruturação profunda”

A ministra da Administração Interna justificou esta segunda-feira a aposta num “novo homem” para dirigir a Polícia de Segurança Pública com a “reestruturação profunda” que o Governo quer fazer na PSP.