Morreu idosa de lar em Ponte de Lima com 65 utentes e 18 funcionários infetados

| Norte
Porto Canal com Lusa

Uma utente de 85 anos de um lar de Ponte de Lima infetada com o novo coronavírus morreu, e a instituição tem 65 idosos e 18 funcionários com testes positivos, disse hoje o diretor da Casa da Caridade.

Contactado pela agência Lusa, Agostinho Freitas explicou que "a utente morreu, na terça-feira, no hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, onde se encontrava internada".

O responsável disse que hoje foram conhecidos os resultados dos testes realizados a 28 funcionários, sendo que cinco deram positivo", pelo que, do total de 40 trabalhadores, "atualmente estão infetados 18".

Quanto ao total de idosos que a instituição acolhe (67), 65 estão infetados.

Os dois utentes que tiveram resultado negativo ao teste para a infeção do novo coronavírus estão instalados numa unidade hoteleira em Ponte de Lima para onde foram transferidos na sequência do surto que atingiu a instituição.

O surto de covid-19 associado a esta estrutura residencial para pessoas idosas (ERPI) teve início no final de outubro, com a confirmação dos dois primeiros casos em utentes.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,2 milhões de mortos em mais de 48,7 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.792 pessoas dos 166.900 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.