Tráfego na A2 e na A22 aumentou no final de 2013 após dois anos de quebras

| País
Porto Canal / Agências

Faro, 29 abr (Lusa) - O tráfego médio diário de veículos na autoestrada do Sul (A2) e na Via do Infante (A22) aumentou no último trimestre de 2013, após mais de dois anos de descidas consecutivas, segundo dados revelados hoje.

De acordo com o boletim de mobilidade e transportes relativo ao quarto trimestre de 2013, hoje publicado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, no troço da A2 entre Almodôvar e Messines o tráfego médio diário aumentou 5,4%, face ao mesmo período de 2012, e na A22, entre Lagos e Vila Real de Santo António, aumentou 13,1%.

Há cerca de dois anos que se vinham registando decréscimos sucessivos no tráfego médio diário daquelas duas autoestradas, sobretudo na ex-estrada sem custos para o utilizador (A22), cujo volume de tráfego sofreu uma quebra considerável com a introdução de portagens, em dezembro de 2011.

A CCDR/Algarve destaca ainda o aumento de tráfego em 14,7% no troço do IC1 entre Messines e Tunes, paralelo à A2, após oito trimestres (dois anos) consecutivos de quebras.

O crescimento do movimento de passageiros na carreira fluvial do Guadiana e o segundo aumento consecutivo do movimento de passageiros no sistema ferroviário regional são outros dos pontos salientados no boletim trimestral da CCDR.

A carreira da travessia do Guadiana (Vila Real de Santo António - Ayamonte) transportou 23.565 passageiros, mais 7,6% face ao mesmo período de 2012, a segunda variação positiva a acontecer nos últimos seis anos.

Já o sistema ferroviário regional (que liga Lagos a Vila Real de Santo António) transportou 375.198 passageiros, um acréscimo de 12,7% face a 2012.

De acordo com o boletim, trata-se da segunda variação trimestral positiva consecutiva, "particularmente importante" porque permite concluir o ano com um valor global superior ao de 2012.

MAD // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.