Feira Ibérica de Turismo promove potencialidades da região da Guarda

| País
Porto Canal / Agências

Guarda, 29 abr (Lusa) - A Câmara da Guarda promove naquela cidade, entre quinta-feira e domingo, a primeira Feira Ibérica de Turismo (FIT), com o objetivo de divulgar os produtos endógenos e de promover a troca de experiências entre portugueses e espanhóis.

A FIT, a realizar no recinto do parque urbano do rio Diz, também conhecido por parque Polis, vai contar com a participação de cerca de cem expositores de Portugal e de Espanha, segundo a organização.

A feira ocupará o semicoberto já existente no parque Polis e uma tenda, numa área total coberta de cerca de cinco mil metros quadrados.

Segundo a autarquia da Guarda, o semicoberto acolherá a área de restauração e de bebidas e um palco (para animação musical e realização de seminários) e a tenda albergará representantes de agências de viagens, hotéis, associações de municípios, termas, empresas de turismo aventura, associações empresariais e a Diputácion de Salamanca (Espanha), entre outros.

No exterior, haverá atividades desportivas e de turismo aventura e estarão instalados empresários do ramo automóvel e representantes de rotas turísticas e de entretenimento.

Para além da oferta turística variada, o público poderá usufruir de um programa diversificado, que contempla concertos, atividades desportivas ao ar livre, "workshops", seminários, caminhadas, visitas turísticas à cidade e ao concelho da Guarda e jogos tradicionais.

O certame surge integrado na opção estratégica que o atual executivo municipal liderado por Álvaro Amaro (PSD/CDS-PP) definiu para o concelho, que assenta em dois eixos: "aumentar o poder de atração e estimular a economia local".

Com o certame, a autarquia pretende promover os produtos endógenos da região, dar a conhecer o património natural e histórico, promover a gastronomia, atrair turistas, visitantes e investidores que possam fixar-se na Guarda e promover a troca de experiências entre portugueses e espanhóis, abrindo as portas a novos mercados.

O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, reconheceu recentemente que a adesão dos expositores ao certame constitui "um sucesso inicial" e ultrapassa as suas "mais ambiciosas expectativas".

O autarca considerou que "o resultado deste sucesso à entrada" resultará da localização geográfica da Guarda e do facto de a autarquia ter conferido ao evento a designação de ibérica.

A FIT abre ao público na quinta-feira, pelas 17:00, mas a cerimónia oficial, com a presença do ministro da Economia, António Pires de Lima, está marcada para as 19:00, segundo a organização.

A tenda dos expositores funcionará, de sexta-feira a domingo, entre as 10:00 e as 22:00.

O bilhete diário custa um euro e o geral, para os quatro dias, custa 2,5 euros.

O certame é cofinanciado pela União Europeia através do PROVERE e do Programa MAIS CENTRO.

ASR // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.