Ex-director do MAI vai ser interrogado por um juiz na quarta-feira

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 29 abr (lusa) - O ex-diretor geral de Infraestruturas e Equipamentos do Ministério da Administração Interna hoje detido por suspeitas de corrupção e participação económica em negócio será interrrogado na quarta-feira no Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC).

Em comunicado, a Procuradoria-Geral da República (PGR) indica que a investigação, dirigida pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), tem como objeto "eventuais ilegalidades relacionadas com obras efetuadas em estruturas da responsabilidade do Ministério da Administração Interna", estando em causa suspeitas de corrupção e participação económica em negócio.

Segundo a PGR, o detido será apresentado quarta-feira no TCIC, com vista a ser submetido a primeiro interrogatório judicial pelo juiz Carlos Alexandre.

A PGR refere que esta investigação foi coadjuvada pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) da PJ, tendo sido hoje realizadas buscas nas instalações da Direção Geral de Infraestruturas e Equipamentos, organismo que gere o património, infraestruturas e equipamentos do MAI.

Fonte ligada ao processo disse à Lusa que o ex-diretor detido é João Alberto Correia.

Este diretor demitiu-se daquele departamento do MAI em fevereiro último, alegando razões pessoais, mas a imprensa, na altura, avançou que estava a ser alvo de uma auditoria interna.

Entretanto, em nota hoje divulgada, o MAI informou que o ministro Miguel Macedo enviou para o Ministério Público factos "com eventual relevância criminal" relacionados com a auditoria realizada à Direção-Geral de Infraestruturas e Equipamentos (DGIE).

"No âmbito de uma auditoria e processo de inquérito à Direcção-Geral de Infraestruturas e Equipamentos - realizado pela Inspeção-Geral da Administração Interna - foi determinado, pelo ministro da Administração Interna, a remessa ao Ministério Público dos factos já apurados com eventual relevância criminal", adianta a nota.

O MAI refere ainda que a Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) vai prosseguir a auditoria, sublinhando que o processo se encontra em segredo de Justiça.

CMP/FC // CC

Lusa/fim

+ notícias: País

Até já, calor! Temperaturas arrefecem e chuva está de regresso

A presente semana tem brindado os portuenses com um calor digno de verão, com a temperatura máxima a atingir, esta quinta-feira, os 28º Celsius. Mas, este é “sol de pouca dura”, com o tempo a mudar drasticamente já a partir deste sábado.

Municípios vão poder usar imóveis que não tenham utilização pelo Estado central

Os municípios vão passar a poder utilizar imóveis a que o Estado central não seja capaz de dar uso, comunicou esta sexta-feira o ministro das Infraestruturas e Habitação, prometendo detalhes sobre esta medida “nos próximos dez dias”.

Portuguesa de cinco anos morre em aparatosa colisão em França

Uma criança de cinco anos de idade morreu, esta terça-feira, na sequência de uma colisão rodoviária entre dois veículos na comuna de Habbas, em França, informa o France Blue.Segundo a mesma fonte, a tia da vítima mortal e condutora da viatura ficou em estado grave, tendo sido transportada para o Hospital de Dax.