Covid-19: Surto em contingente de militares de partida para República Centro-Africana

| País
Porto Canal com Lusa

Aveiro, 02 nov 2020 (Lusa) -- Treze dos 110 militares do contingente português que irá partir na madrugada de terça-feira para a República Centro-Africana (RCA) estão infetados com o novo coronavírus, informou hoje fonte do exército.

Numa nota enviada à agência Lusa, a porta-voz do exército, tenente-coronel Ana Silva, informa que os militares que se encontravam em isolamento desde o passado dia 20 de outubro no Regimento de Infantaria n.º 10 em São Jacinto, Aveiro, foram testados para a covid-19, tendo havido 13 resultados positivos.

"Apesar de todos os militares estarem assintomáticos, de acordo com as orientações da Direção-Geral da Saúde e das Nações Unidas, os 13 militares não irão embarcar no voo de projeção da Força, estando a ser avaliada a sua situação", refere a mesma nota.

Os restantes 97 militares partem às 00:30 de terça-feira, do aeroporto de Figo Maduro, juntando-se aos restantes 70 que já se encontram na RCA desde 08 de outubro.

Estes militares integram a 8.ª Força Nacional Destacada (FND) para a Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização na República Centro-Africana (MINUSCA). 

A 8.ª FND/RCA é constituída maioritariamente por militares do Batalhão de Comandos e integra militares de outras Unidades do Exército, sendo composta por 180 militares, 177 do Exército e 3 da Força Aérea.

A Força Portuguesa irá constituir-se como a Força de Reação Rápida no âmbito da MINUSCA.

 

JDN // ACG

Lusa/Fim

+ notícias: País

PSP quer formar 1.100 polícias até 2025 para fronteiras aéreas

A PSP espera formar até 2025 cerca de 1.100 polícias para a segurança aeroportuária e controlo de fronteira, revela aquela polícia, avançando que metade dos 324 inspetores do ex-SEF ainda nos aeroportos vão passar para a PJ em outubro.

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".