Guitarristas de 16 nacionalidades no primeiro concurso internacional de Viseu

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 29 abr (Lusa) -- Guitarristas de 16 nacionalidades participam, entre quinta-feira e sábado, no primeiro Concurso Internacional de Guitarra de Viseu, que está integrado no sétimo Festival de Música da Primavera do concelho.

"A ideia foi tentar trazer para dentro do festival mais atividades que o pudessem enriquecer e dar-lhe uma dimensão internacional. O festival já ia tendo alguns músicos que convidávamos, mas apenas para concertos e 'masterclasses'", explicou à agência Lusa José Carlos Sousa, diretor do Conservatório Regional de Música, que organiza o concurso com a Câmara de Viseu.

O presidente da autarquia, Almeida Henriques, sublinhou a importância da internacionalização do Festival de Música da Primavera, este ano com o concurso internacional de guitarra e, em 2015, com outro de piano.

"O município elegeu a cultura como uma prioridade e será consequente nesse investimento. A atratividade de Viseu e a formação de talentos e de públicos reclamam também esse salto", frisou.

O autarca considerou "um sinal positivo" a inscrição de 23 concorrentes e a diversidade das suas origens, nomeadamente Portugal, Japão, Roménia, Espanha, Ucrânia, França, Alemanha, Chile, Coreia do Sul, Israel, México, Inglaterra, Polónia, Itália, Eslováquia e Estados Unidos da América.

José Carlos Sousa justificou a aposta este ano num concurso internacional de guitarra e, a partir do próximo ano, noutro de piano, com o facto de serem estas as disciplinas mais escolhidas pelos alunos do conservatório.

"A escola tem mais de 500 alunos, sendo que mais de cem estão a frequentar a disciplina de guitarra e mais de cem a de piano", contou.

As eliminatórias do concurso decorrem a partir das 09:30 de quinta-feira e de sexta-feira, no Museu Grão Vasco, estando a final marcada para sábado à noite, no Teatro Viriato. Todas as provas são abertas ao público.

"Na final, as pessoas poderão ver o melhor do que o concurso trouxe a Viseu. O público vai mesmo poder atribuir um prémio", acrescentou.

José Carlos Sousa frisou o "nível profissional e a qualidade excecional" dos participantes.

"São concorrentes que normalmente já fizeram os seus cursos superiores ou estão acabá-los", explicou.

O guitarrista que ficar em primeiro lugar receberá um prémio de seis mil euros e a possibilidade de participar nos concertos do Festival de Música da Primavera de 2015 e do 40.º Festival de Guitarra KasparMertz de Bratislava.

O segundo premiado receberá dois mil euros e o terceiro mil euros. O prémio do público será no valor de 500 euros.

O júri será constituído pelos músicos Danijel Cerovic e Goran Krivokapich (Montenegro), Judicaël Perroy (França), Margarita Escarpa (Espanha) e Paula Sobral, Pedro Rodrigues e José Carlos Sousa (Portugal).

"Temos portugueses a concorrer que já ganharam prémios a nível internacional e, portanto, estou esperançado que algum deles possa passar a primeira eliminatória e depois, quem sabe, chegar à final", disse José Carlos Sousa.

O Festival de Música da Primavera de Viseu, no qual se integra o Concurso Internacional de Guitarra, começou no dia 17 e termina a 11 de Maio.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

PSP quer formar 1.100 polícias até 2025 para fronteiras aéreas

A PSP espera formar até 2025 cerca de 1.100 polícias para a segurança aeroportuária e controlo de fronteira, revela aquela polícia, avançando que metade dos 324 inspetores do ex-SEF ainda nos aeroportos vão passar para a PJ em outubro.

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".