Cidadela de Cascais classificada como zona especial de proteção

| País
Porto Canal / Agências

Cascais, 29 abr (Lusa) - O Governo classificou como zona especial de proteção a área da Cidadela de Cascais, composta por monumentos classificados de interesse público, de acordo com uma portaria publicada hoje em Diário da República.

Segundo o documento, assinado pelo secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, a zona especial de proteção é composta pela Cidadela de Cascais, que inclui a Fortaleza de Nossa Senhora da Luz e a torre fortificada de Cascais, o Forte de Santa Marta, o Museu Conde de Castro Guimarães, o Marégrafo de Cascais e a Casa de Santa Maria, incluindo o jardim.

O diploma define "uma zona especial de proteção (ZEP) que tem em consideração o enquadramento dos imóveis, bem como a proximidade entre estes e a existência de outros edifícios com qualidade patrimonial relevante na estrutura urbana envolvente, testemunhando a evolução arquitetónica e social da vila de Cascais".

O objetivo é "salvaguardar os imóveis classificados no seu contexto urbanístico fundamental, assegurando as perspetivas de contemplação e pontos de vista que constituem a bacia visual na qual se integram, definindo um 'perímetro cultural' que defenda o valor patrimonial de todo o edificado abrangido".

Os imóveis situam-se próximos uns dos outros, no núcleo histórico de Cascais, definindo a orla costeira a poente da baía.

O Palácio do Conde de Castro Guimarães e a Casa de Santa Maria, erguidos em finais do século XIX junto do Forte de Santa Marta, são referências da vila.

O Marégrafo de Cascais, datado da mesma época, foi construído junto à Cidadela, praça seiscentista onde se situa a Fortaleza de Nossa Senhora da Luz e a torre fortificada de Cascais.

MYDM // JLG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.