Jerónimo (PCP) diz que voto no PS pode colocar em risco a democracia

| Política
Porto Canal

O secretário-geral do PCP defendeu hoje que seria "mau para a democracia" e a colocaria "em risco" se os portugueses levassem "o seu descontentamento ao voto no PS", porque seriam desiludidas pela falta de uma "política de verdade".

"Até seria mau para democracia que, as pessoas mais uma vez enganadas, fossem votar no PS, fossem levar o seu descontentamento ao voto no PS, porque, depois viria a desilusão. E nós pensamos que a própria democracia incorreria em risco, porque hoje aquilo que mais aflige os portugueses é a falta de uma política de verdade, de falarem verdade ao povo", afirmou o líder comunista, Jerónimo de Sousa.

Num almoço em São João da Talha, no concelho de Loures, que nas últimas eleições autárquicas voltou a ser governado pela CDU, Jerónimo de Sousa atacou o voto útil no PS.

Segundo o líder comunista, os socialistas têm insistido que, para derrotar a direita, é preciso "juntar votos no PS".

"A ideia é interessante, juntar, mas sobra sempre uma pergunta: juntar votos no PS para quê? Para fazer que política? Então o PS não assinou o Tratado Orçamental que significa que a 'troika' se vai embora mas a intervenção estrangeira continua a existir cá dentro. É que não temos liberdade orçamental", sustentou.

Jerónimo argumentou que quando os portugueses perguntam pelos cortes nas pensões, nos salários, pela degradação do serviço nacional de saúde, pelo facto de já não conseguirem enviar os filhos para a universidade ouvem do PS: "Não garanto que possa devolver aquilo que foi roubado aos portugueses durante estes três anos".

"Pois não, não podem, porque tinha a sua assinatura por baixo do documento que levou a esse roubo, aos cortes, das pensões, das reformas, dos serviços públicos de saúde. Está comprometido", declarou.

+ notícias: Política

Moreira e executivo abandonam Assembleia Municipal do Porto após críticas do BE

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira e os vereadores do movimento independente abandonaram esta segunda-feira temporariamente a sessão da Assembleia Municipal após críticas do Bloco de Esquerda, que foram consideradas "um ataque ao executivo".

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".