Governo apoia pista de condução defensiva em Castelo Branco

| País
Porto Canal / Agências

Castelo Branco, 28 abr (Lusa) - O secretário de Estado da Administração Interna disse hoje que a construção de uma pista de condução defensiva em Castelo Branco vai avançar e que o projeto é elegível para se candidatar ao próximo quadro comunitário.

"As promessas do meu antecessor são para cumprir. É um processo que vai avançar dentro de uma lógica de boa gestão de recursos, numa candidatura a fundos comunitários que já não é exequível neste quadro, mas que será perfeitamente elegível para se candidatar no próximo quadro", disse hoje à agência Lusa João Almeida.

O seu antecessor, Filipe Lobo d'Ávila, numa visita que fez à base de apoio logístico (BAL) de Castelo Branco, tinha dado o seu apoio e afirmado a disponibilidade do ministério para avaliar e enquadrar o projeto da construção da pista de condução defensiva no próximo quadro comunitário de apoio.

João Almeida esteve hoje na BAL de Castelo Branco, onde presidiu à cerimónia de fim de curso da terceira recruta da Força Especial de Bombeiros - Canarinhos, da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), que compreendeu a integração de 28 novos elementos.

O governante explicou que em relação ao combate a fogos florestais "tem-se dado visibilidade a ações que já foram feitas no passado" e acrescentou que o dispositivo para este ano aposta fundamentalmente no treino operacional e na formação.

"Hoje de manhã tivemos uma ação desse género em Mangualde. Este tipo de ações envolverá mais de 4.000 operacionais", adiantou.

João Almeida referiu que estas ações são "muito relevantes", porque "permitem não só saber, mas também saber fazer".

"E portanto, aplicar o conhecimento e estar perante situações próximas daquilo que será encontrado em termos de teatro de operações, ainda que simulado", sintetizou.

CAYC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.