Jardim de Infância da Maia encerrado após um caso de infeção de Covid-19

Jardim de Infância da Maia encerrado após um caso de infeção de Covid-19
| Norte
Porto Canal com Lusa

O jardim de infância do Barroso, concelho da Maia, que acolhe cerca de 70 crianças, encerrou após ter sido detetado um caso covid-19, revela documento da autoridade de saúde local ao qual a Lusa teve hoje acesso.

“Tendo sido diagnosticado um caso de covid-19 numa funcionária da instituição, e após efetuada a avaliação de risco dos contactos mais próximos deste caso, as crianças que frequentam o infantário terão de ficar em isolamento profilático até 01 de novembro inclusive”, lê-se no documento assinado pelo Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Maia/Valongo.

Em causa está um jardim de infância do Agrupamento de Escolas Levante da Maia, localizado na freguesia de Nogueira e Silva Escura, concelho da Maia, no distrito do Porto, que encerrou na segunda-feira.

A instituição acolhe cerca de 70 crianças dos três aos cinco anos, divididas por três salas de infantário.

No mesmo documento do ACES é pedido que a informação seja enviada aos encarregados de educação dos alunos a quem foi determinado o isolamento, para que estes tenham “uma especial atenção ao surgimento de sintomas, nomeadamente tosse persistente, dor de garganta, dor de cabeça, dor no corpo, perda de cheiro, perda de paladar, arrepios de frio, falta de ar, febre, diarreia, ou outros”.

Em declarações à agência Lusa, a associação de pais manifestou “preocupação” com “a ausência de diálogo” entre os responsáveis escolares e os encarregados de educação.

“Limitaram-se a comunicar através de um grupo no ‘whatsapp’. Na segunda-feira, alguns dos pais estavam à porta da escola a deixar os filhos porque não tinham informação, nem tinham lido qualquer documento ou visto qualquer mensagem”, lamentou o presidente do conselho fiscal da associação de pais do jardim de infância do Barroso.

De acordo com aquele responsável, “a comunicação é inexistente”.

“À comunidade escolar só lhes ficava bem ser transparente. Pelo menos para conforto dos pais”, acrescentou.

A agência Lusa contactou o Agrupamento de Escolas Levante da Maia para solicitar esclarecimentos, mas até ao momento não obteve resposta.

Já fonte da câmara da Maia, confirmou à Lusa o encerramento “preventivo e por ordem das autoridades de saúde” deste jardim de infância, acrescentando que “a autarquia está a acompanhar o evoluir da situação”.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos no mundo desde dezembro do ano passado, incluindo 2.229 em Portugal.

O concelho da Maia, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção Geral da Saúde (DGS) de segunda-feira, regista 1.418 casos de infeção pelo novo coronavírus.

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.