Sindicato madeirense diz que estatisticas "mentem" sobre redução do desemprego

| País
Porto Canal / Agências

Funchal, 26 abr (Lusa) -- O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários e Atividades Metalúrgicas da Madeira disse hoje que as estatísticas "mentem" sobre existir uma redução do número de desempregados, pois não excluem os milhares que têm emigrado.

"O desemprego não reduziu e as estatísticas mentem quando dizem que há mais emprego e foram criados mais postos de trabalho", disse António Gouveia numa conferência de imprensa no Funchal, junto ao Mercado dos Lavradores.

O dirigente sindical afirmou que estes dados não refletem a realidade, porque "deviam retirar os emigrantes", até porque "todos os dias há trabalhadores a bater à porta do sindicato porque ficaram desempregados".

"As estatísticas contabilizam os emigrantes e depois vêm os governantes dizer que houve criação de emprego", argumentou António Gouveia.

No seu entender, "dizer que há mais emprego é uma das maiores mentiras e fazem-no porque estamos perto outra vez de eleições. É sempre a mesma história".

Face à atual situação, o sindicalista exigiu "a demissão dos governos da República e Regional".

António Gouveia referiu que "o setor metalúrgico na Madeira está aniquilado e quase todas as oficinas estão fechadas".

Esta estrutura sindical na Madeira tem 1.200 filiados, mas o número tem vindo a diminuir, "porque quando ficam desempregados, não podem pagar as quotas", justificou.

O sindicalista aproveitou a ocasião para apelar à participação de todos nas iniciativas do 1.º de Maio.

AMB // ZO

Lusa/fim

+ notícias: País

Quatro em cada cinco encarregados de educação insatisfeitos com manuais digitais

Mais de quatro em cada cinco encarregados de educação que responderam a um inquérito sobre o projeto-piloto do Ministério da Educação para introduzir manuais digitais nas escolas estão insatisfeitos e defendem o fim do programa.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.