Covid-19: Ministro da Saúde moçambicano infetado, sem sintomas

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Maputo, 13 out 2020 (Lusa) - O ministro da Saúde de Moçambique, Armindo Tiago, anunciou hoje através de comunicado que testou positivo para o novo coronavírus, encontrando-se sem sintomas e em isolamento domiciliar.

"Não tenho sintomas, encontro-me física e mentalmente bem. Estou infetado, mas não doente", refere, numa mensagem em que detalha que o teste foi realizado na manhã de segunda-feira, como rotina de preparação para uma viagem ao exterior. 

"Em função do trabalho que realizo e do risco subjacente, tenho realizado testes regulares", acrescenta. 

"O resultado do teste podia ser apenas do meu conhecimento. Contudo, sendo ministro da Saúde, entendo que posso transformar esta situação num momento de aprendizagem para mim e para os outros", refere Armindo Tiago. 

O ministro refere que ninguém está imune e que o melhor a fazer "é abraçar com mais vigor a luta para proteger e cuidar" das outras pessoas.

Armindo Tiago esclarece que decorre um rastreio de todos os contactos que manteve, incluindo no Ministério da Saúde, e aproveita a mensagem para apelar ao reforço de medidas de prevenção - uma tónica das autoridades nas últimas semanas, depois de a progressão de casos ter acelerado.

Moçambique regista um total acumulado de 10.258 casos de covid-19, 73 mortos e 7.880 recuperados.

LFO // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Embaixada portuguesa em Kiev danificada em ataque russo. Governo português já condenou ato

O Governo português condenou esta sexta-feira os ataques russos desta madrugada em Kiev, afirmando que a chancelaria da embaixada de Portugal na capital ucraniana foi danificada.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.