Covid-19: Surto em Redondo está controlado e câmara reabre serviços de atendimento

| País
Porto Canal com Lusa

Redondo, Évora, 13 out 2020 (Lusa) - O surto de covid-19 na vila de Redondo, no distrito de Évora, que infetou cerca de 20 pessoas da comunidade, está controlado e os serviços municipais de atendimento reabriram esta semana, disse hoje o autarca.

"Podemos considerar o surto controlado, embora surjam novos casos de vez em quando", mas já existe "um conjunto significativo de recuperados", afirmou o presidente da Câmara de Redondo, António Recto, em declarações à agência Lusa.

O autarca indicou que os dados mais recentes sobre o concelho de Redondo, facultados ao município na segunda-feira pela Autoridade de Saúde Pública, apontam para a existência de 13 casos ativos e outros 13 recuperados.

"É natural que surjam mais recuperados ainda durante o dia de hoje, porque estamos a aguardar os resultados de cerca de uma dezena de testes feitos já esta semana e durante o passado fim de semana", ressalvou.

Segundo o presidente do município, os serviços de atendimento ao público da Câmara de Redondo, que foram encerrados em 22 de setembro, por precaução, devido ao surto de covid-19 na comunidade, voltaram a funcionar na segunda-feira.

"Desde ontem [segunda-feira] que os serviços estão a funcionar dentro da normalidade e com as portas abertas", estando a "ser cumpridas as regras impostas" pela pandemia, entre as quais a limitação do número de pessoas e uso de máscara, sublinhou.

António Recto notou que "a câmara nunca esteve totalmente fechada" e garantiu que os cidadãos que se deslocaram aos serviços municipais, por não terem outra alternativa, "foram sempre atendidos".

Em declarações prestadas anteriormente à Lusa, o autarca indicou que existem suspeitas de o surto ter sido "importado de Évora", nomeadamente através de uma pessoa infetada que visitou familiares em Redondo.

As cerca de 200 pessoas dos quatro lares do concelho de Redondo, entre utentes e funcionários, foram então testadas para a covid-19, cujos resultados deram negativo.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão e oitenta e um mil mortos e mais de 37,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.110 pessoas dos 89.121 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

SYM // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: País

Quatro portugueses vão ajudar a escolher o novo líder da Igreja Católica

Portugal tem, pela primeira vez desde que o colégio cardinalício foi criado, quatro cardeais eleitores no conclave que irá escolher o sucessor de Francisco.

Governo vai decretar luto nacional em memória do Papa Francisco

O Governo vai decretar luto nacional em memória do Papa Francisco, que morreu esta segunda-feira aos 88 anos, disse à Lusa fonte do gabinete do primeiro-ministro.

Leilão de eólicas ‘offshore’ deve estar pronto a avançar em seis meses

O leilão de eólicas no mar (‘offshore’) deve estar pronto para avançar no prazo de seis meses, segundo despacho publicado esta segunda-feira em Diário da República, que determina o modelo do procedimento concorrencial e operacionaliza a sua preparação.