25 Abril: João Semedo no Carmo para estar junto dos militares da revolução

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 25 abr (lusa) - O coordenador do BE João Semedo optou por estar hoje nas comemorações dos 40 anos do 25 de Abril no largo do Carmo, em Lisboa, porque era onde estava "a palavra e a voz" dos militares de Abril.

"O BE entendeu que quando se comemora os 40 anos do 25 de Abril, o centro dessas comemorações devem ser a voz e a palavra dos capitães de Abril. Se as vozes dos militares e capitães se ouvem no largo do Carmo, eu escolhi o largo do Carmo para ouvir essa voz", disse à agência Lusa.

Questionado sobre a ausência da Associação 25 de Abril das comemorações na Assembleia da República, João Semedo acusou o PSD e o CDS-PP de serem os responsáveis.

"Da parte da decisão, foi o PSD e o CDS que impediram que os capitães de Abril fizessem ouvir a sua voz na Assembleia da República. É isso que fica. O saldo lamentável de todo o processo dos 40 anos do 25 de Abril", afirmou.

Também presente no largo do Carmo, o ex-líder do BE Francisco Louçã enalteceu a forte presença popular no local, afirmando que "mostrou que foi o povo que fez a revolução".

As comemorações do 40.º aniversário do 25 de Abril repartem-se hoje por três 'palcos', entre a sessão solene no parlamento, a evocação a Salgueiro Maia no Largo do Carmo e o tradicional desfile na Avenida da Liberdade.

Pelo terceiro ano consecutivo, os militares de Abril não estarão presentes na sessão solene no parlamento.

A decisão de realizar a homenagem no Largo do Carmo surgiu depois da falta de consenso entre os partidos para que um representante dos militares de Abril interviesse na sessão solene.

MCL // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.