PSD/Porto lamenta que a câmara não comemore o 25 de Abril, autarquia refuta

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 24 abril (Lusa) -- A concelhia do PSD/Porto lamentou hoje que a câmara não comemore oficialmente e numa cerimónia "adequada", nos Paços do Concelho, o 25 de Abril, críticas refutadas pela autarquia.

"O PSD da Cidade do Porto tomou conhecimento de que, pela primeira vez em 40 anos de democracia, o 25 de Abril não será comemorado oficialmente em cerimónia adequada nos Paços do Concelho. Só podemos considerar estranha a ausência de uma cerimónia que, designadamente nos mandatos anteriores, teve por hábito juntar e homenagear personalidades incontornáveis para o Porto e para Portugal", refere em comunicado.

De acordo com o PSD/Porto, "a não-existência desta ou outra cerimónia fragiliza o atual executivo camarário", nomeadamente o presidente Rui Moreira, que "prometeu continuar o trabalho protagonizado" por Rui Rio.

Contactado pela agência Lusa, o gabinete de comunicação da autarquia refutou estas acusações, garantindo que "a câmara tem várias iniciativas ligadas ao 25 de Abril" e que "no passado recente nunca fui feita tanta coisa em termos culturais" sobre a revolução dos cravos.

De acordo com a mesma fonte, a única coisa que a câmara fazia e não vai fazer nesta data é a entrega das medalhas do município, distinção quer era feita "num dia em que havia muita comunicação e informações sobre o 25 de Abril".

"O 25 de Abril não é o dia da cidade. O presidente da câmara decidiu, em respeito ao 25 de abril e aos homenageados, separar esses dois momentos", avança o gabinete de comunicação, que adianta ainda que esta cerimónia decorrerá em data a anunciar.

O PSD lamenta ainda que o PS, que "recorrentemente se orgulha da coligação através da qual é poder no Porto, inacreditavelmente, não tenha tomado qualquer iniciativa para organizar comemorações oficiais".

"Esperamos que esta 'falta' não signifique mais do que um esquecimento ou uma falha de organização. O PSD da Cidade do Porto enaltece os valores da Liberdade simbolizados nesta data e continuará a trabalhar empenhadamente, com responsabilidade e confiança, na construção de um Porto melhor", enfatiza.

Entre as iniciativas da Câmara do Porto está agendada, sexta-feira, a inauguração da exposição onde está o cartaz de Vieira da Silva "A Poesia está na rua", na galeria municipal.

Mário Soares, António Gomes de Pinho e Raquel Henriques da Silva são os convidados da próxima sessão do projeto do Pelouro da Cultura "Um Objeto e Seus Discursos por Semana", que decorrerá no Auditório da Biblioteca Municipal, sábado, onde estará presente Rui Moreira.

Para maio, entre o dia 02 e 30, a autarquia promove ainda o ciclo "Cultura em Revolução".

JF // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Município de S. João da Madeira expande rede de passadiços em madeira

Está em curso a segunda fase da construção de quatro novos percursos pedestres na área de Parrinho-Mourisca, utilizando uma combinação de madeira e areão agregado com resinas. A empreitada amplia os três passadiços já existentes, previamente criados pela Câmara Municipal de S. João da Madeira na mesma região da cidade. O investimento ronda os 250 mil euros.

Requalificação do Percurso Pedonal entre Praça Flávio Sá Leite e Parque Desportivo da Rodovia concluída

O executivo do Município de Braga visitou a obra de requalificação do percurso pedonal entre a Praça Flávio Sá Leite e o Parque Desportivo da Rodovia, que já se encontra finalizada.

Câmara de Viana do Castelo vai explorar o serviço público de transportes

A Câmara de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, assumir a exploração do serviço público de transportes na área urbana da cidade a partir de setembro de 2025, data em que termina a atual concessão do serviço.