Museu dos Descobrimentos do Porto espera receber 300 mil visitantes este ano

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 24 abr (Lusa) -- O World of Discoveries - Museu Interativo e Parque Temático, em Miragaia, Porto, num investimento de oito milhões de euros, foi inaugurado hoje e espera receber até ao final do ano 300 mil visitantes nacionais e estrangeiros.

O museu, que só abre ao público esta sexta-feira, oferece uma viagem histórica pela Epopeia dos Descobrimentos Portugueses, retratados a partir de cenários construídos à escala real, avançou hoje o diretor da Mystic River, empresa detentora do espaço, Mário Ferreira.

"Criámos já 40 postos de trabalho diretos, mas há a possibilidade de o número vir a aumentar", disse.

Direcionado para crianças e adultos, Mário Ferreira pretende que os visitantes vivam o "período áureo" de Portugal.

"Quando se comemoram oito séculos da língua portuguesa, o World of Discoveries dá a conhecer a quem o visitar o que foi um dos momentos mais importantes da história de Portugal, aquele em que os portugueses mostraram a sua capacidade de descobrir novos mundos e a sua coragem para enfrentar desafios e mitos que, na altura, pareciam inultrapassáveis", frisou.

Com cinco mil metros quadrados, o museu tem salas temáticas com a evolução das embarcações, instrumentos de navegação, cartografia, globos 4D e LCD´s `touchscreen´ sobre navegadores, vida a bordo e arte, um estaleiro naval e um holograma do Infante D. Henrique.

A par disso, o espaço museológico tem uma zona navegável com réplicas de pequenos barcos onde estão recriados os caminhos marítimos desbravados pelos portugueses, com passagens pela China, Japão, Indonésia, Índia, Norte de África e Brasil.

Segundo Mário Ferreira, o interesse pelos descobrimentos portugueses surgiu aos 20 anos, aquando de uma viagem em trabalho.

"Estava em Mombaça [Quénia] quando descobri um forte construído pelos portugueses que, por ignorância minha, não sabia que existia, nem que lá tinham estado. Desde então fiquei fascinado por esta parte da história de Portugal", explicou.

Instalado no interior dos antigos armazéns da Real Companhia Velha, no Porto, o World of Discoveries quer atrair turistas estrangeiros.

Os visitantes encontrarão as explicações e informações do espaço traduzidas em inglês, francês, italiano, alemão e espanhol, revelou a diretora do museu, Ana Torres.

Segundo a dirigente, as visitas serão orientadas por guias vestidos à época quinhentista que, ao longo do percurso, farão "pequenas teatralizações".

"O que se propõem é uma viagem multimédia e multissensorial no tempo com cheiros, ventos, água, relâmpagos e imagens, todo um conjunto de sensações, que transportará as pessoas para o universo dos descobrimentos", salientou.

Ana Torres revelou que o museu interativo quer ressuscitar o orgulho português, mostrar a grandeza da nação e criar nas gerações mais novas e vindouras entusiamo pela história.

SYF // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Requalificada Variante da Encosta em Braga com 7km de extensão

Já estão concluídas as obras de requalificação integral da Variante da Encosta, entre a Avenida João II e a Avenida Alfredo Barros, em Braga, informou, esta segunda-feira, a Câmara Municipal.

Camião que transportava produtos alimentares tomba e condiciona A1 na Feira

Um veículo pesado de mercadorias tombou, na tarde desta segunda-feira, na A1, no sentido Porto-Lisboa, na freguesia de S. Paio de Oleiros, em Santa Maria da Feira, confirmou ao Porto Canal o Comando Sub-Regional do Porto (CDOS).

Trabalhador de concessionária morre atropelado por carro na A7

Um homem de 53 anos de idade morreu atropelado por um veículo ligeiro, na tarde desta segunda-feira, na A7, junto à freguesia de Oliveira Santa Maria, em Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave.