Diocese de Bragança não equaciona candidatar tradições da Páscoa à UNESCO

| Norte
Porto Canal / Agências

Bragança, 24 abr (Lusa) -- O bispo da Diocese de Bragança-Miranda, José Cordeiro, afirmou hoje que uma eventual candidatura das tradições da Páscoa desta região a Património da Humanidade "não estar sequer a ser equacionada".

O prelado reagia a um repto lançado por um pároco às entidades locais para apoiarem uma candidatura dos rituais ligados a esta quadra religiosa a Património Imaterial da Humanidade.

"Pode ser um sonho, um idealismo, até pode ser algo como possibilidade real, mas não posso adiantar nada mais", afirmou à Lusa o bispo diocesano.

José Cordeiro reconheceu que a diocese tem "uma enorme riqueza, um património riquíssimo material e imaterial".

Por essa razão, promoveu a criação de uma Comissão Diocesana de Arte Sacra e Bens Culturais e também de um serviço diocesano da Pastoral do Turismo.

"São esses serviços que irão estudar e ver esse tipo de possibilidade, mas de momento não existe nada", reiterou.

O bispo disse ainda desconhecer as afirmações do pároco que, ressalvou, "são de caráter pessoal" e "nunca foi pensada ainda nenhuma estratégia da parte da diocese".

"Isso não estar sequer equacionado, para já", sublinhou.

O pároco João Carlos Estevinho lançou o repto por altura da Páscoa, alegando que rituais como a Via Sacra, o Cantar ou Encomendar das Almas ou as Dores de Nossa Senhora são comuns à Igreja Universal, mas têm nesta região "um cariz popular, uma linguagem própria que podem perder-se se nada for feito para os reabilitar".

O padre da unidade Pastoral de São Bento, de Bragança, que congrega onze paróquias, acredita que "uma candidatura a Património Imaterial da Humanidade podia permitir a recolha destas tradições e contribuir para a sua reabilitação e preservação".

"Não me importo de dar o impulso, se conseguir apoio de outras entidades, estou nessa disposição", afiançou com a expectativa de conseguir parcerias a nível autárquico, de associações e outras instituições do meio rural, como disse à Lusa.

HFI // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Detido em Viana tinha mais de 500 doses de droga

Um homem de 21 anos foi detido no dia 25 de abril pela GNR no seguimento de uma ação de fiscalização rodoviária em Viana do Castelo. Após busca do domiciliária à residência do suspeito, foram apreendidas mais de 600 doses de estupefacientes – MDMA, haxixe e cocaína.

Jovem detido em Barcelos por tráfico de estupefacientes em discoteca

Um homem de 20 anos foi detido no dia 25 de abril pela Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Barcelos, por tráfico de estupefacientes dentro de um estabelecimento de diversão noturna em Barcelos, anunciou este domingo a guarda.