Instituto Politécnico do Porto tem 20 estudantes infetados por Covid-19

Instituto Politécnico do Porto tem 20 estudantes infetados por Covid-19
| Norte
Porto Canal com Lusa

O Instituto Politécnico do Porto (IPP) tem 20 estudantes estrangeiros e nacionais infetados com covid-19, avançou hoje a instituição, que "por iniciativa própria" está a testar todos os estudantes daquele programa de mobilidade.

Em resposta à agência Lusa, no seguimento do surto de covid-19 entre os estudantes do ensino superior do Porto, o IPP afirmou hoje ter 20 dos seus alunos com a doença, sendo que 14 estudantes são do programa ERASMUS [de mobilidade académica entre estudantes de todo o mundo] e sete são nacionais.

Na quinta-feira, a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) revelou que 49 estudantes do ensino superior do Porto estavam infetados com covid-19 e a Universidade do Porto (U.Porto) disse ter 41 dos seus estudantes doentes.

Contactada hoje pela Lusa, a ARS-N disse não ter recebido nenhuma atualização dos dados divulgados na quinta-feira.

O IPP, que desconhece se, para além dos 20 alunos infetados, há outros alunos ou professores em isolamento profilático.

A instituição diz estar "por iniciativa própria" a testar todos os estudantes de ERASMUS, num total de 195, e a seguir as recomendações das autoridades de saúde.

Num comunicado divulgado na quinta-feira à noite, a U.Porto esclareceu que os seus casos positivos se "distribuem por várias faculdade e vários cursos".

Isto "reforça a convicção das autoridades de saúde de que o contágio ter-se-á dado fora do contexto de aulas ou de outras atividades no interior da universidade", acrescenta.

A U. Porto afirmou ainda que, até ao momento, não foram registados casos de contágio "dentro das instalações".

A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão e sessenta e três mil mortos e mais de 36,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.050 pessoas dos 82.534 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.