Arouca passou hoje a primeira multa por lixo depositado na rua fora do horário

| País
Porto Canal / Agências

Arouca, 23 abr (lusa) - A Câmara Municipal de Arouca levantou hoje o primeiro auto de contraordenação contra um munícipe que depositou lixo na via pública fora do horário estipulado pela autarquia, que quer ter a rua "tão limpinha como a sala".

O presidente da autarquia garante que a população "foi avisada porta a porta" de que os serviços camarários iam passar a revelar-se intransigentes nessa matéria e, depois de detetada uma deposição ilegal no centro da vila no dia 2 de abril, foi hoje ativado o primeiro auto, que poderá obrigar ao pagamento de uma coima entre 50 e 150 euros.

"As pessoas têm que perceber que a rua tem que ser tratada como se fosse a sua sala de casa", declarou José Artur Neves à Lusa. "Queremo-la sempre limpinha e impecável e, para isso, é preciso cuidar dela", realça o autarca.

Atualmente, os serviços da autarquia garantem a recolha de resíduos tanto em contentores como no sistema porta a porta. No primeiro caso, o lixo é removido diariamente nos locais mais urbanizados das freguesias de Arouca, Burgo e Santa Eulália, e duas vezes por semana nas restantes zonas e freguesias do concelho. A deposição dentro dos referidos contentores pode fazer-se a qualquer altura, desde que esses ainda tenham capacidade para acolher os sacos de lixo.

Já no que se refere à recolha porta a porta, no centro da vila essa faz-se diariamente, com exceção para domingos e feriados. A deposição deve, por isso, verificar-se apenas entre as 18:00 e as 20:00 de segunda a sábado, sendo que é a partir desse período que os camiões de recolha fazem os devidos percursos.

"Toda a gente foi alertada para esses horários", insiste José Artur Neves. "Claro que quem receber uma contraordenação tem direito a defender-se e a argumentar, mas o Regulamento Municipal de Resíduos Urbanos é para cumprir e não vai haver facilidades", assegura.

O vereador Marcelo Pinho, responsável pelo pelouro do Ambiente e Urbanismo, afirma que as pessoas contactadas pelos fiscais da Câmara "ficaram muito sensibilizadas com as ações desenvolvidas pelos serviços da autarquia e, em alguns casos, até pediram desculpa, tendo-se comprometido a mudar de hábitos".

"Mas tínhamos que passar à ação", admite o autarca. "Não podíamos agir sem aviso prévio, mas também não podíamos deixar de punir os prevaricadores", explica.

AYC // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.