Câmara de Esposende (PSD) contra privatização do sector dos resíduos

| Norte
Porto Canal / Agências

Esposende, 23 abr (Lusa) - A Câmara de Esposende (PSD) garantiu hoje, em comunicado, que "em circunstância alguma" venderá a sua participação no capital social da Resulima, por se opor à decisão do Governo de privatizar o setor dos resíduos.

No comunicado, a Câmara acrescenta que a opção de venda proposta pela Águas de Portugal foi rejeitada por unanimidade pelo executivo.

A Resulima é a empresa responsável pela valorização e tratamento de resíduos sólidos de Esposende, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Ponte da Barca e Arcos de Valdevez, sendo detida em 51% pela Empresa Geral do Fomento (EGF) e em 49 por cento por aqueles municípios.

O Governo aprovou a reprivatização da EGF, empresa totalmente detida pela Águas de Portugal, tendo sido proposta aos municípios acionistas das entidades gestoras de sistema multinacionais a opção de venda das respetivas ações.

Segundo o comunicado hoje emitido, o Município de Esposende, "opõe-se totalmente" à venda da sua participação no capital social da Resulima.

O presidente da Câmara, Benjamim Pereira, teme que a privatização "implique um eventual aumento das tarifas, agravando ainda mais os encargos financeiros das famílias".

Neste sentido, garantiu que Esposende "estará ao lado dos restantes municípios acionistas da Resulima na contestação à privatização da EGF".

VCP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Ponte móvel de Leixões, a quarta maior do mundo, vai encerrar para obras

A APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo publicou em Diário da República, esta quinta-feira, um concurso público para a modernização da Ponte móvel de Leixões. O prazo de execução é de 425 dias, o correspondente a 14 meses.

Vereador de Matosinhos acusa autarquia de "inação" na monitorização das águas e areias das praias

O vereador independente da Câmara de Matosinhos António Parada requereu esta quinta-feira com urgência a monitorização da qualidade das águas e areias das praias do concelho, já a presidente relembrou que a autarquia faz análises regulares há quatro anos.

Avô e netos resgatados esta madrugada em naufrágio ao largo de Vila Nova de Gaia

Uma embarcação de pesca naufragou na madrugada desta sexta-feira, ao largo de Vila Nova de Gaia, avança o jornal “Correio da Manhã”. Os três tripulantes, avô e dois netos, foram resgatados pela Estação Salva-Vidas de Leixões.