Covid-19: Novo recorde de casos de infeção no Irão

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Teerão, 22 set 2020 (Lusa) -- Os novos casos de contágio de covid-19 atingiram mais um recorde no Irão, com 3.712 infetados nas últimas 24 horas, indicam os dados oficiais divulgados hoje.

O anterior recorde de casos num dia ocorreu a 4 de junho, quando foram registados 3.574 infetados.

"Constatamos um aumento dos casos confirmados e das hospitalizações diárias na maioria das nossas províncias", lamentou a porta-voz do Ministério da Saúde, Sima Sadat Lari, numa conferência de imprensa transmitida pela televisão.

Lari lamentou igualmente que "o índice de cumprimento das normas de saúde e do uso de máscara esteja a diminuir" no país.

Na segunda-feira, o líder supremo iraniano, o 'ayatollah' Ali Khamenei, instou os seus compatriotas a respeitarem as regras de higiene decretadas pelas autoridades, acusando essencialmente os iranianos de enfrentarem levianamente a ameaça do novo coronavírus.

O Irão registou o primeiro caso de covid-19 em fevereiro e é de longe o país mais afetado pela pandemia no Médio Oriente.

Lari disse que o país conta com 24.656 mortos de um total de 429.193 contaminados com o novo coronavírus.

A pandemia de covid-19, transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro na China, já provocou pelo menos 965.760 mortos e mais de 31,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço da agência France-Presse.

 

PAL // FPA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.