Lar da Cruz Vermelha em Valença com 15 infetados pelo novo coronavirus

Lar da Cruz Vermelha em Valença com 15 infetados pelo novo coronavirus
| Norte
Porto Canal com Lusa

O Lar da Cruz Vermelha de Valença regista 15 casos de infeção pelo novo coronavírus, confirmou hoje à Lusa fonte da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).

A Lusa contactou a instituição e a Câmara de Valença, no distrito de Viana do Castelo para obter mais pormenores sobre aquele surto de covid-19, mas até ao momento sem sucesso.

Segundo os dados que constam da Carta Social, disponível na página oficial do Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP) na Internet, o Lar da Cruz Vermelha de Valença tem capacidade para acolher 75 idosos.

De acordo com o aviso publicado na página oficial da instituição no Facebook, hoje consultada pela Lusa, as visitas ao lar foram suspensas no passado dia 07.

"Devido à pandemia COVID-19, como medida de prevenção, as visitas estão canceladas a partir de segunda-feira (07/09/2020) até nova decisão", lê-se na publicação.

Segundo dados divulgados sexta-feira pela ULSAM, o concelho de Valença tinha, àquela data, 41 casos ativos.

A ULSAM é constituída por dois hospitais: o de Santa Luzia, em Viana do Castelo, e o Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima. Integra ainda 12 centros de saúde, uma unidade de saúde pública e duas de convalescença, e serve uma população residente superior a 244 mil pessoas, contando com 2.500 profissionais, entre os quais 501 médicos e 892 enfermeiros.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 961.531 mortos e mais de 31,1 milhões de casos de infeção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.920 pessoas dos 69.200 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

+ notícias: Norte

Condutor invade linha do metro do Porto

Um condutor entrou na via destinada à circulação do metro do Porto na estação de Fonte do Cuco. Nas redes sociais, circula um vídeo em que é visível o momento em que o veículo ligeiro está a ser rebocado pelas autoridades competentes.

Mais de 100 estudantes Erasmus da Universidade do Porto com bolsas atrasadas por problemas técnicos

Mais de 100 estudantes Erasmus da Universidade do Porto ainda não receberam as bolsas prometidas para dezembro devido à “mudança de sistema informático de processamento de contas”, mas instituição diz que o problema estará resolvido até janeiro.

Governo diz que rota aérea Bragança-Portimão vai ser retomada

O Governo disse este sábado que a ligação aérea Bragança-Portimão vai ser retomada após ter sido concluído o concurso público e adjudicado à empresa Sevenair, informou em comunicado.