BE Viseu diz que fundos europeus estão de costas voltadas para o interior

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 22 abr (Lusa) - O Bloco de Esquerda de Viseu defendeu hoje que o Governo está a preparar-se para concentrar os fundos comunitários previstos em infraestruturas no litoral, em detrimento do interior, a quem "viraram as costas".

De acordo com a dirigente do Bloco de Esquerda (BE) de Viseu Maria da Graça Pinto, é intenção do Governo concentrar os fundos comunitários previstos em infraestruturas entre Sines e Viana do Castelo e em três corredores horizontais de atravessamento entre os principais portos marítimos e a Europa.

"Com isto, vão desvalorizar completamente o investimento nos dois eixos verticais do interior que, segundo o Plano Estratégico dos Transportes e Infraestruturas, deviam ligar e dar coerência aos grupos urbanos das regiões não litorais", sustentou.

A bloquista aludiu à ligação rodoviária Viseu - Coimbra, que "ao estar depende da iniciativa privada, como foi anunciado pelo Secretário de Estado Sérgio Monteiro, vem prejudicar a economia regional".

"Quando existe um largo consenso regional à volta da inoportunidade das portagens na A25 e A24, o Governo planeia uma ligação rodoviária que agravará a situação e prejudicará a economia regional", criticou.

Na sua opinião, o plano do Governo é "virado para o transporte de mercadorias, para o tráfego de importação/exportação, que beneficia sobretudo o litoral, remetendo os territórios do interior para meros espaços de atravessamento".

"O Governo está a seguir uma linha de planeamento completamente em sentido inverso do que deveria fazer. É fundamental um reforço dos fundos comunitários para o distrito de Viseu e toda a região centro, sob pena de cairmos num terreno pantanoso de completa desertificação", concluiu.

CMM // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.