Info

Operafest recebeu cerca de três mil pessoas na primeira edição e regressa em 2021

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 14 set 2020 (Lusa) -- Cerca de três mil pessoas assistiram à primeira edição do Operafest, festival de ópera que decorreu em Lisboa entre 21 de agosto e 11 de setembro, e tem regresso garantido em 2021, anunciou hoje a organização.

No primeiro Operafest, foram apresentadas "oito óperas em estreia absoluta, de oito jovens compositores portugueses, onze espetáculos de ópera ao vivo, cinco sessões de cine-ópera, conferências e debates [...], numa programação que chegou a um universo direto de público e três mil pessoas", refere a organização num comunicado hoje divulgado.

O festival, com direção geral e artística de Catarina Molder e produção da Ópera do Castelo, decorreu no Jardim do Museu Nacional de Arte Antiga e nas Carpintarias de São Lázaro.

A programação incluiu a "Maratona Ópera XXI" (30, 31 de agosto e 03 e 04 de setembro), que levou a concurso sete novas óperas.

A vencedora do prémio Carlos de Pontes Leça foi a compositora Sara Ross, com a ópera "Margarida", "com libreto também da sua autoria, que se reveste na encomenda de uma nova ópera de maior fôlego, no valor de 5.000 euros, a apresentar em edições futuras do Operafest".

Sara Ross, natural dos Açoes, estudou na Universidade Teesside, no Reino Unido, e na Escola Superior de Música de Lisboa.

O trabalho de Sara Ross "abrange música de câmara, vocal, coral-sinfónica, canção, teatro, dança, ópera", e a compositora, segundo a informação hoje divulgada, tem colaborado com o Ensemble Juvenil de Setúbal, o Teatro Nacional de São Carlos e os Estúdios Victor Cordón, a Nuova Accademia degli Arrischianti (Itália) e, mais recentemente, com a Companhia Nacional de Bailado.

Além disso, Sara Ross faz também parte da direção artística do FIO - Festival Informal de Ópera - em parceria com a Sinfonietta de Braga".

O regresso do Operafest em 2021 está garantido, de novo no Jardim do Museu Nacional de Arte Antiga, de 20 de agosto a 04 de setembro.

Na 2.ª edição, o Operafest "irá continuar a conjugar tradição e vanguarda, cujo tema central continuará a exacerbar o elemento trágico da ópera, desta vez com 'Sangue e lágrimas', prometendo cruzamentos temáticos e de programação com a programação do Museu e ainda outros parceiros e toda uma programação variada, ao encontro de públicos, gostos e afinidades múltiplas, oportunamente a anunciar".

JRS (AL) // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Portugal regista mais 3009 casos por Covid-19 e 10 mortes nas últimas 24h

Portugal regista hoje 10 mortes atribuídas à covid-19, 3.009 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e um aumento nos internamentos em enfermaria e em unidades de cuidados intensivos, segundo os dados oficiais.

Comparticipação de testes a 100% alargada até final de agosto

A comparticipação a 100% dos testes rápidos de antigénio (TRAg), que vigorava até final do mês, foi alargada até 31 de agosto, segundo uma portaria hoje publicada em Diário da República.

ANTROP ameaça "deixar de vender passes a estudantes e famílias carenciadas"

A Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Pesados de Passageiros, representada por Maria Paula Bramão, afirou, em declrações ao Porto Canal, esta quinta-feira, que "há hipótese de deixarem de vender passes a estudantes e famílias carencidas". 

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.