Incêndios: Fogo em Proença-a-Nova combatido por 648 operacionais exige proteção a localidades

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 13 set 2020 (Lusa) -- O incêndio que lavra hoje em Proença-A-Nova, no distrito de Castelo Branco, estava às 23:55 a envolver 648 operacionais e 210 viaturas num combate dificultado pelo vento, que exigiu a proteção de várias localidades, segundo as operações de socorro.

Fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco (CDOS), contactada pela agência Lusa, indicou que o fogo, "com alguma extensão, exigiu a proteção de várias localidades, mas não há habitações ardidas".

Os bombeiros têm a sua ação dificultada pelo vento forte, "que vai continuar a soprar pela noite dentro", indicou a mesma fonte.

Dois bombeiros sofreram ferimentos graves durante o combate a este incêndio, onde também um carro dos bombeiros ardeu, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil precisou à Lusa que os dois bombeiros sofreram queimaduras de segundo grau e foram transportados pelo helicóptero do INEM para o hospital de Coimbra, mas estão "livres de perigo".

Devido aos riscos de incêndio, os distritos de Bragança e da Guarda vão ficar em alerta especial laranja na segunda-feira e os restantes em alerta amarelo.

Portugal Continental está em situação de alerta devido ao risco de incêndio até às 23:59 de hoje, estando em estado de alerta especial nível vermelho os distritos de Beja, Castelo Branco, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Portalegre, Setúbal e Santarém e os restantes estão em laranja.

AG (FAC/CMP) // MCL

Lusa/fim

+ notícias: País

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.