Mais de 700 operacionais combatem fogo que deflagrou em Oliveira de Frades

| País
Porto Canal com Lusa

Redação, 09 set 2020 (Lusa) -- Mais de 700 operacionais estavam às 07:30 de hoje a combater o incêndio que deflagrou em Oliveira de Frades, em Viseu, e que se alastrou aos concelhos de Sever do Vouga e Águeda, em Aveiro, segundo a Proteção Civil.

De acordo com a informação disponível no 'site' da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), àquela hora estavam envolvidos no combate ao fogo 716 operacionais, com o apoio de 246 veículos.

O fogo deflagrou na segunda-feira numa zona de mato na localidade de Antelas, concelho de Oliveira de Frades, no distrito de Viseu, e estendeu-se depois aos concelhos de Sever do Vouga e Águeda, no distrito de Aveiro.

Às 23:15 de terça-feira, o fogo em Águeda estava circunscrito e no de Sever do Vouga, segundo o município, havia várias frentes ativas.

Num ponto de situação pelas 19:00, a Proteção Civil indicou que 40% da área do fogo estava dominada no combate.

Um bombeiro de 41 anos morreu na segunda-feira enquanto combatia este incêndio no concelho de Oliveira de Frades.

Às 07:30 de hoje, e segundo o 'site' da ANEPC, estavam envolvidos no combate a 29 incêndios (em curso, em resolução ou em conclusão) 1.274 operacionais, apoiados por 402 veículos.

Dos 29 fogos, cinco estavam "em curso", ou seja, ainda não tinham sido dominados/circunscritos.

Em fase de resolução estava às 07:30 um incêndio que deflagrou no domingo no concelho de Porto de Mós, distrito de Leiria, que mobilizava 115 operacionais, apoiados por 34 viaturas.

No domingo, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) declarou a situação de alerta para 14 distritos a norte do Tejo devido ao aumento do risco de incêndio até às 23:59 de terça-feira.

Na terça-feira, esta situação foi estendida até ao final do dia de sexta-feira.

A medida abrange os distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Portalegre, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

Face às previsões adversas, a Proteção Civil acionou para os mesmos distritos o estado especial de alerta laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro.

Em situação de alerta é proibida a realização de queimas e queimadas e o uso de fogo de artifício ou de outros artefactos pirotécnicos, e são proibidos o acesso, a circulação e a permanência em espaços florestais "previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios".

Também não são permitidos trabalhos florestais e rurais com equipamentos elétricos como motorroçadoras, corta-matos, destroçadores e máquinas com lâminas ou pá frontal.

Por causa do tempo quente, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou em risco máximo de incêndio 28 concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Viseu, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Santarém e Portalegre.

DD (SPYC) // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.