OE2013: Trabalhadores do Parlamento não receberam subsídio de férias em junho

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 19 jun (Lusa) - Os trabalhadores da Assembleia da República, um órgão de soberania, não receberam os subsídios de férias em junho, disse à Lusa o presidente do Sindicato dos Funcionários Parlamentares, referindo que há verbas no orçamento do Parlamento para este efeito.

Já na terça-feira, a Lusa tinha noticiado que o Governo não está a processar os subsídios de férias dos funcionários públicos em junho seguindo, assim, a lei que foi declarada inconstitucional e mesmo sem estar ainda em vigor a proposta que prevê o adiamento do pagamento para novembro.

Contactado pela Lusa, o presidente do Sindicato dos Funcionários Parlamentares, Bruno Aquino, explicou que "normalmente, o recebimento [dos salários] faz-se nos dia 18 de cada mês", podendo resvalar ou para os dias 17 ou 18, tendo em conta o fim de semana.

"Na data do envio do recibo, constatámos que não foi pago o subsídio de férias ou de Natal. Sinceramente já nem sei como é que eles [o Governo] lhe querem chamar", disse, referindo que foi com "alguma surpresa" que os trabalhadores parlamentares verificaram o não pagamento do subsídio.

"Havendo dinheiro para esse pagamento, como o próprio Governo diz que há, e havendo verbas no orçamento da Assembleia da República, que é autónomo [do Orçamento do Estado], não entendemos por que é que não é pago já", afirmou Bruno Aquino, acrescentando que vai ser convocada "brevemente" uma reunião de direção do sindicato em que deverá ser decidido interrogar a Presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, sobre esta matéria.

De acordo com um recibo de vencimento de um funcionário da Assembleia da República a que a agência Lusa teve acesso, o pagamento do subsídio estará já a ser processado segundo a norma que foi chumbada pelo Tribunal Constitucional.

A norma do Orçamento do Estado para 2013, que já tinha sido aplicada e declarada igualmente inconstitucional em 2012 (mas na altura aplicada aos dois subsídios), previa o corte parcial dos subsídios de férias entre os 600 e os 1.100 euros de rendimento coletável, sendo que acima de 1.100 euros o corte era total.

Esta atuação dos serviços públicos está a ser feita ao abrigo de uma deliberação do Conselho de Ministros que impunha o uso da lei chumbada pelo Tribunal Constitucional porque não há "meios necessários e suficientes" para que os trabalhadores do Estado possam receber o subsídio de férias em junho, conforme a legislação em vigor no âmbito do Regime do Contrato de Trabalho em Funções Públicas (RCTFP).

O executivo argumenta ainda que Portugal se encontra "obrigado" ao cumprimento do Programa de Assistência Económica e Financeira (PAEF), que "impõe limites trimestrais ao défice público" e que já apresentou no Parlamento uma proposta de Orçamento Retificativo e uma proposta de lei que prevê o pagamento do subsídio de férias só em novembro.

É com base nestes argumentos que a deliberação do Governo determina "que os serviços e organismos da Administração Pública, com responsabilidades pelo pagamento do subsídio de férias (...) procedam conforme o estabelecido desde o início do ano, garantindo a necessária estabilidade financeira e orçamental".

A deliberação do Governo foi enviada aos serviços do Estado numa altura em que se encontra ainda nos serviços da Presidência, para promulgação, uma proposta de lei que prevê o pagamento do subsídio de férias aos funcionários públicos em novembro e não em junho.

ND/NM (IM/SMS)// VC

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.