Matosinhos quer candidatar-se em 2015 a Cidade de Design, distinção da UNESCO

| Norte
Porto Canal / Agências

Matosinhos, 16 abr (Lusa) -- O presidente da Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto, apresentou hoje a implementação da Quadra-District Design, iniciativa que pretende consagrar o concelho nesta área e permitir a candidatura, em 2015, a Cidade de Design, uma distinção da UNESCO.

O objetivo foi assumido pelo presidente, que em declarações à agência Lusa afirmou que Matosinhos tem "todas as condições para ser uma Quadra Design District", com a intenção de em 2015 ser uma "Cidade de Design", distinção atribuída pela UNESCO às cidades que promovem o desenvolvimento de indústrias criativas.

Da Rede de Cidades Criativas da UNESCO fazem neste momento parte 41 membros -- não havendo nenhuma cidade portuguesa na lista - divididos por sete categorias das indústrias criativas, sendo além do design consagradas a literatura, o cinema, a música, as artes mediáticas, o artesanato e arte popular e a gastronomia.

Hoje percebemos Matosinhos como cidade criativa, uma cidade dedicada ao design e uma cidade onde há um conjunto de investimentos que a qualificam para ser um ponto incontornável no que diz respeito ao design", disse o autarca, recordando que esta "é a terra do arquiteto Siza Vieira".

Entre as ações neste âmbito, o presidente da câmara realçou o Espaço Quadra - com abertura prevista para maio - "uma incubadora dedicada ao design", além de "um evento anual de celebração de criatividade da Escola Superior de Artes e Design [ESAD] com arte de rua" a ser exibida permanentemente na Quadra Marítima, a zona da Rua Brito Capelo e da restauração de Matosinhos.

Outro dos projetos a promover passa por criar na atual Galeria Nave, localizada nos paços do concelho, a Casa do Design, local que passa a "albergar coleções de vários autores que têm peças de design e grandes colecionadores que vão estar em exibição permanente naquela zona".

Um dos primeiros passos para a implementação da Quadra-Design District passa pela criação da Associação Quadra, apresentada hoje por Guilherme Pinto numa sessão no Mercado de Matosinhos, uma associação sem fins lucrativos que ainda terá de passar na Assembleia Municipal.

A associação estará "instalada na Quadra Marítima", introduzindo uma dinâmica nova aquele local.

JF/SZF/FZG // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Detido em Viana tinha mais de 500 doses de droga

Um homem de 21 anos foi detido no dia 25 de abril pela GNR no seguimento de uma ação de fiscalização rodoviária em Viana do Castelo. Após busca do domiciliária à residência do suspeito, foram apreendidas mais de 600 doses de estupefacientes – MDMA, haxixe e cocaína.

Jovem detido em Barcelos por tráfico de estupefacientes em discoteca

Um homem de 20 anos foi detido no dia 25 de abril pela Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Barcelos, por tráfico de estupefacientes dentro de um estabelecimento de diversão noturna em Barcelos, anunciou este domingo a guarda.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.